Suposto autor de postagens contra Marielle publica carta aberta

O site se tornou assunto após a página no Facebook ser deletada pela rede social

Suposto autor de postagens contra Marielle publica carta aberta
Uma carta aberta publicada neste sábado, 24, no site Ceticismo Político.org revelou que, supostamente, o responsável pelas postagens contra a vereadora assassinada Marielle Franco se chama Carlos Augusto de Moraes Afonso. O site se tornou assunto após a página no Facebook ser deletada pela rede social. A exclusão acontece dias depois de o administrador publicar e impulsionar notícias contra Marielle. O Facebook alega que a exclusão aconteceu porque o perfil do administrador era falso.
Na carta, assinada por Carlos Afonso, o autor afirma que prefere usar o pseudônimo de Luciano Henrique Aydan para publicar suas análises e comentários sobre política na internet. Ele também conta que criou o personagem para desenvolver o que chamou de “método para a guerra política”.

“Nas horas vagas decidi, há mais de 13 anos, estudar métodos relacionados à dinâmica política”, escreve. “(…) A partir de 2011 comecei a desenvolver um método para a guerra política. Sinto dizer aos meus oponentes: o método funciona que é uma beleza”, informa, na carta.

Afonso afirma que a página do Facebook tomou “proporção acima do que esperava”, com 106 mil seguidores. No início da noite deste sábado, a reportagem tentou acessar a página na rede social, mas ela constava como inexistente.

Identidade

Ainda na carta publicada no site, o autor justifica que usa pseudônimo de Luciano Aydan porque “sempre foi o interesse em desenvolver um método, criar uma base de conhecimento e auxiliar as pessoas na medida do possível, mas sem transformar tudo em uma atividade principal”. Apesar disso, o autor confirma que o site passou a ser monetizado em 2017.

A reportagem tentou contato com o suposto autor para uma entrevista por telefone, mas até às 19h50 não obteve respostas.

Deletado

Em nota, o Facebook confirma que excluiu a página, mas o fez porque os “padrões da comunidade não permitem perfis falsos”.

Por meio de sua assessoria de imprensa, a rede social não quis informar o endereço do perfil deletado, mas confirmou que uma página envolvendo o site Ceticismo Político foi excluída porque não foi comprovada a veracidade das informações do perfil do administrador na rede social. “Páginas administradas por perfis falsos também violam nossa política”.

Atualmente, a plataforma exige que as páginas sejam administradas por um perfil pessoal também registrado no Facebook.

Com informações do Estadão Conteúdo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *