Gestão de Jayme Asfora na Secretaria de Juventude vira ‘alvo’ de inquérito

Foto: Câmara do Recife

NE10 | Portal do Sistema Jornal do Commercio

O parlamentar do MDB virou “alvo” de inquérito no MPPE, pela sua gestão como secretário municipal da Juventude, na Prefeitura do Recife.

O advogado foi secretário entre maio de 2014 e março de 2016, na primeira gestão do prefeito Geraldo Júlio (PSB).

Segundo o despacho do promotor responsável, serão investigadas “aquisições de materiais elétricos e eletrônicos e de materiais para construção em geral, efetuadas após a expiração das Atas de Registro de Preços; realização de despesa sem cobertura contratual e sem prévio empenho referente à contratação de mão de serviços de mão de obra de digitadores efetuados com ausência de regular liquidação de despesa conforme Contrato 212/2011”.

O MPPE vai notificar Jayme Asfora para se defender e apresentar documentos, no prazo de vinte dias.

A possível caractetização da conduta criminal também foi mencionada no inquérito, pois o promotor responsável mandou cópia do processo para “a Central de Inquéritos do Ministério Público do Estado de Pernambuco – Capital, para conhecimento dos fatos e adoção do que entender por pertinente”.

A determinação de abertura da investigação foi assinada em 13 de março na Promotoria de Patrimônio Público da Capital.

O caso acontece dias depois de o vereador Jayme Asfora (MDB) fazer duras críticas ao Ministério Público do Estado (MPPE), pela criação em lei de “penduricalho” para ajudar os promotores a pagarem seus planos de saúde particulares,

A crise entre a OAB, Judiciário e MPPE tem se acirrado nas últimas semanas, com cobertura completa em matérias no Blog.

O decano do MPPE, em sessão do Conselho Superior, chegou a citar Jayme indiretamente, dizendo que “para atirar pedra, tinha que olhar o próprio telhado”. Foi mencionado o fato de ser procurador do Estado, com “todas as vantagens”, segundo o decano do MPPE.

O presidente da Associação de Magistrados de Pernambuco, em entrevista na CBN, também mencionou Jayme indiretamente, dizendo que procurador do Estado tem garantias constitucionais, podendo até “ser vereador do Recife” e trabalhando “apenas quatro horas” por dia na PGE.

Jayme respondeu em nota ao Blog, dizendo que autoridades da República “agiram com irresponsabilidade” ao citá-lo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *