Alexander Graham Bell faz primeira ligação bem-sucedida

Em 10 de março de 1876, aconteceu a primeira transmissão telefônica. Graham Bell ligou com sucesso para seu assistente que estava em outra sala

Alexander Graham Bell faz primeira ligação bem-sucedida
Em 1976, Alexander Graham Bell deu entrada no pedido de patente para seu telefone (Reprodução/Internet)
Alexander Graham Bell, seguindo os passos do pai, tornou-se instrutor de voz ainda adolescente. Nascido em Edimburgo, na Escócia, Graham Bell abriu sua própria escola de treinamento de professores de surdos em Boston, nos Estados Unidos, em 1872 e no ano seguinte tornou-se professor de fisiologia vocal na Universidade de Boston.

Convencido de que seria possível transmitir a voz por meio de um sistema parecido com o telégrafo, Graham Bell contratou o mecânico Thomas Watson para ajudá-lo a converter as suas ideias em algo prático. Em 1975, chegaram a um dispositivo para transmitir as vibrações da fala entre dois auriculares e durante um teste alguns sons parecidos com a voz foram ouvidos em um dos auriculares.

Em 1976, Alexander Graham Bell deu entrada no pedido de patente para seu telefone. O pedido foi aceito em no mês seguinte o inventor recebeu a patente que garantia a propriedade dos instrumentos telefônicos e do sistema de telefonia. Três dias depois, em 10 de março de 1876, aconteceu a primeira conversa telefônica. Graham Bell ligou com sucesso para seu assistente que estava em outra sala, dizendo “Senhor Watson, venha para cá. Quero falar com você”.

No ano seguinte, o inventor criou a Bell Telephone Company que, após algumas disputas judiciais, teve o monopólio do telefone até que a patente expirasse em 1894. Em 1899, a empresa foi vendida para a American Telephone ans Telegraph Company (AT&T), que se tornou a maior corporação de telecomunicações do mundo. Alexander Graham Bell continuou com seus experimentos e com seu trabalho com os surdos. Financiou diversos projetos dedicados a educação oral dos surdos. O inventor do telefone morreu em 1922.

Fonte: Opera Mundi-Hoje na História: Graham Bell, inventor do telefone, faz a primeira ligação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *