Colonos expulsam holandeses da capitania do Maranhão

Em 28 de fevereiro de 1644, colonos da capitania do Maranhão vencem a batalha contra invasores holandeses

 Colonos expulsam holandeses da capitania do Maranhão
A insurreição começou em 30 de setembro de 1642 (Foto: Wikipedia)
Em 1641, colonizadores holandeses invadiram o nordeste brasileiro, controlado pela coroa portuguesa. Após cruzar a região, eles tomaram o controle da capitania do Maranhão, visando a produção local de cana-de-açúcar.

Na época, a Holanda tentava expandir sua indústria açucareira e passou a buscar novas áreas de cultivo de cana-de-açúcar. Ciente da  vulnerabilidade dos povoados portugueses no nordeste, a Companhia Neerlandesa das Índias Ocidentais decidiu invadir a região.

Após desembarcar em São Luís, os invasores seguiram para o interior da capitania, causando atritos com colonos locais. Insatisfeitos com os constantes vexames e humilhações perpetrados pelos invasores, os colonos iniciaram um movimento para expulsá-los.

A insurreição começou em 30 de setembro de 1642. Os colonos tomaram o Forte do Calvário, localizado na foz do rio Itapicuru, e exterminaram toda a guarnição holandesa que ocupava o local. Durante um ano foram travadas batalhas entre holandeses e colonos, comandados pelo sargento-mór Antônio Teixeira de Melo. Em 28 de fevereiro de 1644, as debilitadas tropas holandesas foram obrigadas a fugir do Maranhão, partindo para o Ceará e, em seguida, para o Rio Grande do Norte.

Fonte:  Pitoresco- Os holandeses no Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *