Neandertais tinham capacidade artística, indica estudo

Além das pinturas nas paredes, acredita-se que a espécie também usasse conchas marinhas pintadas como ornamento

Neandertais tinham capacidade artística, indica estudo
As pinturas foram encontradas em três localidades diferentes na Espanha (Foto: Divulgação)
 Os neandertais eram capazes de produzir artes, contradizendo a crença de que os antepassados da humanidade eram apenas brutos. A afirmação foi publicada no estudo divulgado pelo Science, que sugere que a espécie humana extinta fez pinturas em cavernas espanholas 20 mil anos antes da chegada dos Homo sapiens à Europa.

Além das pinturas nas paredes, acredita-se que a espécie também usasse conchas marinhas pintadas como ornamento. Até o momento, a crença era de que apenas os Homo sapiens se interessavam e tinham habilidades artísticas.

As pinturas recentemente descobertas contam com impressões de mãos neandertais, círculos vermelhos e padrões geométricos. Elas foram encontradas em La Pasiega, Maltravieso e Ardales – todas as localidades na Espanha, com distâncias de até 700 quilômetros.

Para identificar a data das pinturas foi usada a técnica urânio-tório, que se baseia na medição da degradação radioativa do urânio nas camadas minerais que cobrem as pinturas. Dessa forma, chegou-se à conclusão que as pinturas são de 65 mil anos atrás, enquanto os Homo sapiens chegaram à Europa somente há cerca de 45 mil anos.

Por isso, acredita-se que as pinturas tenham sido feitas pelos neandertais, que eram os únicos humanos na Europa na época. Sustentando a hipótese do estudo, os pesquisadores apontaram a datação das conchas marinhas perfuradas e pintadas para serem usadas como colares. Dois dos quatro exemplares analisados são de aproximadamente 115 mil anos atrás.

“Pouco após a descoberta do primeiro de seus fósseis, no século 19, os neandertais passaram a ser retratados como brutos sem cultura, incapazes de produzir arte ou comportamento simbólico, e algumas dessas percepções persistem até hoje. A questão de quão semelhantes aos humanos [modernos] os neandertais eram é alvo de debate acalorado. Nossas descobertas darão uma contribuição significativa a esse debate”, explicou Alistair Pike, professor da Universidade de Southampton e coautor do estudo.

Na África, alguns artefatos de 70 mil anos atrás já foram encontrados, mas são associados aos Homo sapiens. Segundo Paul Pettitt, da Universidade de Durham, a arte não foi algo acidental. “Temos exemplos em três cavernas distantes 700 km entre si e evidências de que se tratava de uma tradição [artística] antiga. É bem possível que artes similares em outras cavernas da Europa Ocidental tenham também origem neandertal”, concluiu.

Fontes: G1 – Estudo diz que neandertais eram capazes de fazer arte – e pode mudar nossa percepção sobre eles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *