Lula diz que não respeitará a decisão judicial e será candidato

Lula lançou sua pré-candidatura em Minas Gerais

Carolina Linhares
Folha

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou na noite desta quarta-feira (21) que não acata a condenação por corrupção e lavagem de dinheiro, que pode impedir que ele dispute a Presidência. “Eu não respeito a decisão que foi tomada contra mim porque sei que ela é mentirosa, política e não está baseada nos autos do processo”, afirmou. “Estou candidato”, acrescentou em Belo Horizonte a militantes de esquerda reunidos no espaço de eventos Expominas. “Não tenho medo, podem até tentar me prender”, completou.

O ato marcou o lançamento da candidatura do petista no Estado, segundo a presidente do PT, senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), que ressaltou que o PT não tem plano B.

VERGONHA NA CARA – Sobre seus adversários políticos, Lula disse querer que eles “tenham vergonha na cara e respeitem a democracia e o resultado eleitoral como eu respeitei”. O petista aparece em primeiro lugar nas intenções de voto.

“Quero dizer àqueles que querem evitar que eu seja candidato: tenham coragem. Eu perdi três eleições e voltei pra casa. […] Aprendam a lamber suas feridas e permitam que a democracia vença e disputem as eleições comigo para ver quem é que ganha.”

Lula voltou a dizer que as acusações de corrupção contra ele são mentiras criadas com o objetivo de tirá-lo da disputa eleitoral.

“Decidiram que era preciso anular a possibilidade de Lula ser candidato. […] Parte do Judiciário, da Polícia Federal, do Ministério Público e da imprensa, liderada por Globo e Veja, resolveram demonizar o PT”, afirmou.

CONSCIÊNCIA TRANQUILA – “A imprensa vai transformando mentira em verdade. O que eles não sabem é que o povo me conhece. Duvido que tenham a consciência tranquila como eu tenho”, disse o petista, não voltou a fazer críticas à intervenção militar determinada pelo presidente Michel Temer (MDB) no Rio de Janeiro.

Pela manhã, Lula havia dito que Temer está usando a intervenção para “se cacifar” para a eleição presidencial.

No dia anterior, esta quarta-feira, o petista esteve em acampamento do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) e em um antigo centro de tratamento da hanseníase na região metropolitana de BH.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *