Novo terremoto atinge estado de Oaxaca, no México

Tremor é uma das quase 2 mil réplicas do sismo de magnitude 7,2 registrado na última sexta-feira; nenhum dos sismos provocou mortes diretas

Moradores da Cidade do México vão às ruas após terremoto

Moradores da Cidade do México vão às ruas após terremoto

REUTERS – Claudia Daut

Um novo terremoto, desta vez de magnitude 6,0 na escala Richter, atingiu o estado de Oaxaca, no sul do México, na madrugada desta segunda-feira (19).

Segundo o Serviço Sismológico Nacional, o tremor teve epicentro na costa do Pacífico, uma região de intensa atividade sísmica, e a 10 quilômetros de profundidade. O terremoto é uma das quase 2 mil réplicas do sismo de magnitude 7,2 registrado na última sexta-feira (16). Apesar de assustarem os mexicanos, os tremores não provocaram vítimas diretas.

No entanto, um helicóptero militar que sobrevoava áreas atingidas pelo sismo de sexta caiu sobre um acampamento para desalojados pelo terremoto e deixou mais de dez mortos, todos em terra. A aeronave levava o ministro do Interior do México, Alfonso Navarrete Prida, e o governador de Oaxaca, Alejandro Murat.

 “Por causa do sismo de magnitude 6, a Proteção Civil ativou seus protocolos e está em contato com as autoridades locais”, afirmou o presidente Enrique Peña Nieto no Twitter.

Por sismo de magnitud preliminar de 6, @PcSegob activó sus protocolos y está en contacto con autoridades locales.

Há menos de seis meses, em setembro de 2017, um tremor de 7,1 na escala Richter matou mais de 350 pessoas no centro do país, sendo 214 na capital Cidade do México. Onze dias antes, outro sismo, este de 8,2, havia feito 98 vítimas em Oaxaca.

Deixe uma resposta