Cientistas criam 1º embrião de ovelha com células humanas

Estudo pode aumentar as possibilidades de transplantes de órgãos

Cientistas criam 1º embrião de ovelha com células humanas

Um grupo de cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, anunciou nesta segunda-feira (19) que conseguiu, pela primeira vez, desenvolver embriões de ovelhas contendo células humanas.

O sucesso da pesquisa abre a possibilidade de órgãos humanos serem transplantados em animais, fazendo com que eles possam ser geneticamente personalizados e ficar compatíveis com a pessoa que os receberá.

Segundo os cientistas, os embriões cresceram contendo uma célula humana a cada 10 mil de ovelha. Agora eles estão planejando implantar células-tronco humanas em embriões de ovelhas geneticamente modificadas para desenvolver um pâncreas.

“Nós já criamos um pâncreas de rato em ratos e depois o transplantamos para um exemplar de rato diabético, tratando-o quase completamente”, afirmou o líder do projeto, Hiro Nakauchi.

Ainda de acordo com os pesquisadores, os embriões se desenvolveram bem durante os primeiros 28 dias e inclusive poderiam se tornar seres vivos, mas o experimento precisou ser interrompido por questões éticas.

Para obter um resultado mais detalhado sobre o estudo, seria preciso esperar alguns meses, para descobrir quais órgãos seriam formados pelas células humanas e as consequências ao animal.Anteriormente, esse tipo de experimento era realizado em porcos, mas as ovelhas foram escolhidas por seus órgãos serem de tamanhos semelhantes aos dos humanos. Com informações da ANSA.

 TECH – ANSA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *