Icônica obra de arte da Nigéria é encontrada em Londres

A obra ‘Tutu’, de Ben Enwonwu, que retrata uma princesa nigeriana, é um ícone da arte africana que desapareceu no início da década de 1990

Icônica obra de arte da Nigéria é encontrada em Londres
A obra é um símbolo nacional da conciliação do país após a Guerra Civil Nigeriana (Foto: Bonhams)
Uma icônica pintura nigeriana desaparecida foi encontrada num apartamento em Londres, na Inglaterra, e vai ser leiloada no final deste mês. A obra, de Ben Enwonwu, retrata a princesa nigeriana Adetutu Ademiluyi, mais conhecida como Tutu. Até agora, nigerianos e o mundo arte consideravam a obra perdida para sempre.

Segundo o diretor de arte moderna africana na casa de leilões Bonhams,  Giles Peppiatt, a obra foi descoberta na casa de uma família, que herdou a obra. Peppiatt está acostumado a receber ligações a cada oito semanas de alguém que acha ter encontrado a real Tutu.

A obra é um símbolo nacional e representa a conciliação do país após a Guerra Civil Nigeriana. Ela foi pintada na década de 1970, pouco tempo depois do fim da guerra, quando o governo reprimiu uma tentativa de secessão do estado de Biafra. Enwonwu era do povo igbo, que tem forte presença em Biafra, enquanto Tutu era neta de uma importante liderança do povo iorubá, que era, em sua maioria, contrário à secessão.

Ao todo, Enwonwu pintou três retratos de Tutu. Acredita-se que eles se encontraram no verão de 1973 e que ele pediu para pintá-la. Quando Enwonwu pintou a princesa, ele já era o artista mais conhecido da Nigéria e pai do modernismo nigeriano. Um dos retratos ficou em seu estúdio até a morte do artista, em 1994. Depois disso, ele desapareceu, sendo encontrado somente agora.

Espera-se que a venda da obra renda 300 mil libras (mais de R$ 1,3 milhão). O leilão vai ocorrer no dia 28 de fevereiro, e. pela primeira vez, vai ser transmitido ao vivo em Lagos, permitindo que colecionadores nigerianos possam fazer lances. Se alcançar o valor estimado, este pode ser o preço recorde por uma pintura nigeriana.

“Esta é descoberta mais significante da arte africana contemporânea em mais de 50 anos. É o único Tutu autêntico, o equivalente a algum achado arqueológico raro. Isso é motivo para celebração e um momento potencialmente transformador no mundo da arte”, diz o escritor Bem Okri, vencedor do Booker Prizer em 1991.

Fontes: Quartz-One of Nigeria’s most iconic pieces of art has been found in a London flat

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *