Geraldo: “Fizemos o maior Carnaval da nossa história”

Com mais de 1,6 milhão de visitantes, o Carnaval do Recife em 2018 se destacou como o maior da história da capital pernambucana. Uma verdadeira multidão colorida de foliões passou pelos 44 polos de folia, se divertiram e sentiram de perto a essência da cultura popular pernambucana. Hoje, o prefeito Geraldo Julio apresentou em coletiva de imprensa, no Paço do Frevo, o balanço do verdadeiro carnaval de rua do Brasil. Ele aproveitou o momento para agradecer ao folião, maior protagonista do festejo de Momo.

“Fica um sentimento de muita alegria. A gente teve o maior público do nosso Carnaval, com mais de 800 blocos e 2.700 apresentações nos polos oficiais. Fizemos neste ano o maior Carnaval da nossa história, com 1,6 milhão pessoas que foram brincar nas ruas da cidade. Então, fica o nosso agradecimento aos artistas, à imprensa, aos patrocinadores, aos parceiros e, sobretudo, ao folião, que mais uma vez fez um belíssimo Carnaval no Recife”, afirmou o prefeito.

Neste Carnaval, foram registradas 300 mil pessoas a mais do que o ano passado, totalizando 1,6 milhão de foliões em todos os polos da cidade. Destaque para a segunda-feira, quando mais de 300 mil pessoas foram ao Marco Zero, que teve na sua programação Devotos, Natiruts, Skank e Nando Reis. Nos Polos de Bairro, a Várzea registrou mais de 120 mil pessoas, também na segunda de Carnaval, com Nação Zumbi, Eddie e Academia da Berlinda. No dia anterior, no mesmo polo, 15 mil pessoas se reuniram paras apresentações como Lenine, Ave Sangria, Geraldo Azevedo e muito mais. Na Lagoa de Araçá, outro recorde de público com 10 mil na programação encabeçada por Nando Reis.

A movimentação turística também trouxe números expressivos. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Pernambuco, registrou-se no período 97% de ocupação na rede hoteleira do Estado. A secretária de Turismo do Recife, Ana Paula Vilaça, detalhou os resultados durante a coletiva. De acordo com a titular da pasta, o Aeroporto Internacional dos Guararapes recebeu 126 voos extras, um crescimento 24,4% em relação ao ano passado, chegando a 300 mil passageiros. O Terminal Integrado de Passageiros (TIP) também registrou um aumento de 10% em relação ao Carnaval do ano passado, chegando a 200 viagens extras. “É motivo de orgulho os números relacionados ao Turismo. A ocupação hoteleira neste período impacta diretamente na cadeia produtiva do setor, nos hotéis, nos bares e restaurantes, nos taxistas. A gente fez uma série de ações para receber bem esse turista e para ele ter contato com o nosso Carnaval e nossa tradição desde a chegada à cidade”, contou Ana Paula.

Para verificar o sentimento do turista com o Carnaval do Recife, a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife encomendou uma pesquisa ao Centro Integrado de Pesquisas e Comunicação (Cipec). Os dados apontam que 94,7% dos entrevistados consideraram a festa ótima e boa. Outros 97,5% responderam que pretendem voltar para brincar o Carnaval na cidade. O resultado da pesquisa reforça o sucesso do Carnaval em suas principais características de festa popular, de rua e democrática.

O presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Diego Rocha, observou que 99% das atrações que se apresentaram na cidade são de origem local, o que reforça a cultura da cidade. “Nosso Carnaval tem essa mesclagem de artistas, a gente mais de 99% de artistas da terra. A nossa cultura é muito rica e a gente consegue com eles fazer um grande Carnaval. Essa mistura com apresentações de artistas de fora também é importante para que eles levem a nossa cultura para lá e a gente quer um Marco Zero equilibrado, temos a noite do Samba, do Pop-Rock, do Frevo”, explicou Rocha.

Em todo o Carnaval, foram 761 apresentações de agremiações. Nos polos montados na Praça do Arsenal, Rua da Moeda e Marco Zero, foram mais de 128 shows. Na área de mobilidade, também houve incremento nos números na comparação com 2017. O Expresso da Folia transportou este ano 47,6 mil passageiros, um aumento de 62,4% em relação ao ano passado, quando 29,3 mil pessoas usaram o serviço. A Central do Carnaval recebeu 440 mil visitas, cerca de 20% a mais do que em 2017 e os Estacionamentos gratuitos disponibilizados na Prefeitura do Recife e no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e no Tribunal Regional Federal (TRF) tiveram a maior procura desde que o serviço começou a ser disponibilizado com 18.612 veículos atendidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *