Começa o XX Congresso do Partido Comunista da União Soviética

No dia 14 de fevereiro de 1956, teve início o XX Congresso do Partido Comunista da União Soviética onde Nikita Kruschev apresentou um relatório sobre os abusos da Era Stalin

Começa o XX Congresso do Partido Comunista da União Soviética
Nikita Kruschev (esquerda) foi um dos colaboradores íntimos do ex-líder soviético Stalin (direita) desde a década de trinta (Reprodução/Wikimedia Comons)
No XX Congresso do Partido Comunista da União Soviética (PCUS), o então secretário do partido, Nikita Kruschev, apresentou para os delegados soviéticos e alguns poucos representantes dos partidos das “democracias populares” um relatório sobre a Era Stalin, que também ficou conhecido como Discurso Secreto.

Kruschev foi um dos colaboradores íntimos do ex-líder soviético desde a década de 1930. No Congresso, que teve inicio no dia 14 de fevereiro de 1956, o antigo colaborador denunciou o culto à personalidade de Stalin, que havia morrido há três anos.

No documento, Kruschev acusou Stalin pelo uso indevido e indiscriminado de violência, por execuções e por fraudes judiciais, desconstruindo a imagem de herói que a propaganda oficial do governo soviético divulgava desde o fim da Segunda Guerra Mundial.

Apesar das críticas, Kruschev reconheceu que Stalin prestou grandes serviços ao Partido Comunista da União Soviética e à classe operária, e pediu que as questões ali discutidas não fossem divulgadas à imprensa. Porém, pouco tempo após o discurso, a imprensa ocidental já sabia da notícia e divulgou partes do documento.

Fontes:Anpuh-O “Relatório Secreto” de Kruschev e o Partido Comunista do Brasil (PCB): Desestalinização e Crise

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *