Uma ministra chamada Brasil!

Ela é a cara do Brasil! Ela seria a representatividade mais perfeita para a nossa história

Uma ministra chamada Brasil!

Por Claudio Schamis

Sejamos justos! Afinal, acredito que é o que a grande maioria dos brasileiros que ainda continuam por aqui querem. Alguns, sei, já largaram tudo de mão, e apenas estão ali na praça dando milho aos pombos e esperando para ver que coisa vai dar. Mas, outros como eu, apesar de não acreditarem em mais nada, ainda sim, clamam por justiça. Afinal, até conseguirmos sair do país, justiça seja feita.

Abro um parêntese aqui para mencionar que, apesar de tudo, existem (também) os que acreditam que um milagre irá acontecer, que o país vai mudar, e são esses que têm a plena certeza que no próximo natal o Papai Noel irá se materializar na frente deles e vai ficar tudo bem. E, abrindo outro parêntese, existem aqueles que acreditam que algum dia a coisa muda. Esse é o quadro que acho que temos no momento. Os realistas, os sonhadores e os otimistas.

Mas voltando ao meu “sejamos justos” do começo do texto, acho que se um político que fez o que fez, – e disseram que não foi nada demais ter recebido alguém na calada da noite – continua presidente… Se um político fez tudo isso, mas continua dizendo que o sítio não é dele, que o tríplex não é dele, que ele é a alma mais pura e honesta do Brasil, que existe uma conspiração para acabar com a ilibada reputação dele, e continua na vida pública com a chance de ser presidente novamente…  Se um senador recebe uma mala de dinheiro e diz que é referente ao apartamento da mãe, continua senador; se vários deputados e senadores que estão sob investigação, continuam exercendo suas atividades; se um ministro do STF continua fazendo das suas beneficiando presos usando argumentos pífios, continua exercendo suas atividades sem ser interditado ou considerado impedido de soltar certos presos; por que então uma deputada pelo simples fato de ter sido condenada por dois ex-motoristas por dívidas trabalhistas, e pelo fato de não assinar a carteira de trabalho dos mesmos, não a torna capaz de assumir o Ministério do Trabalho?

Qual o problema? Já imaginou a experiência para burlar as normas legais ela possui? Olha o quanto ela poderá contribuir para fazer um trabalho digno do seu Brasil em seu próprio nome.

Ela não é a cara do Brasil? Ela seria a representatividade mais perfeita para a nossa história. Uma ministra com a cara e o jeito do Brasil de lidar com as questões mais fundamentais de respeito às leis.

Se ela não tivesse Brasil em seu nome eu diria que ela nem serviria para o cargo.

O presidente Michel Temer deveria ser mais categórico e apoiar 100% a sua nomeação. Sem essa de passar a bola para o STF. Coragem presidente. Mostra a sua real cara. Assume que no fundo você adorou. Que ela é perfeita para o cargo.

Não é porque se cometeu um ilício como aquela outra adorava falar e dizer sobre um roubo, um desvio aqui, outro ali, que ela deve ser execrada. Todos merecem uma segunda, uma terceira, uma quarta chances, não é verdade?

Por que não chamar um assassino em série para assumir o Ministério dos Direitos Humanos?

Por que não chamar um estelionatário para assumir o Ministério da Transparência, Fiscalização e CGU?

Por que não chamar um bandido estilo Fernandinho Beira-Mar para assumir o Ministério da Justiça e Segurança Pública?

Vamos ser justos! De uma vez por todas.

Os tempos da hipocrisia já acabaram. Somos modernos. Cabeças abertas. Afinal, lutamos por um país mais justo e sem distinções. Sejam elas de classe, cor, credo e formação.

Queremos um país didático. Um país, por exemplo, em que o nome de uma ministra seja exatamente o que queremos para esse país. Um nome que só de olhar, possamos falar com orgulho: “Essa ministra representa mesmo o país em que ela vive.” Uma Brasil para um Brasil.

Minha despedida hoje, até semana que vem será um pouco diferente. Será digamos… Didática.

Salve as baleias. Não jogue lixo no chão. (Porque se jogar, quando chover, vai entupir todos os bueiros e as ruas vão alagar, aí você vai reclamar que a culpa é da prefeitura da sua cidade. Na verdade, em parte a culpa é da prefeitura que deveria ter mais agentes multando todos os porcos de plantão).

Uma ultima frase de “efeito”. Vai começar o BBB 18. Meu Deus! Lascou agora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *