Academia Pernambucana de Letras imprime a cor que dá o tom da superação

Campanha de prevenção contra o câncer de mama recebe a adesão da egrégia instituição da cultura literária pernambucana no engajamento da sociedade para ações de conscientização no combate à doença

A imagem pode conter: céu, noite e atividades ao ar livre

A Academia Pernambucana de Letras, no bairro das Graças, Zona Norte do Recife, está iluminada de cor-de-rosa para marcar a luta contra o câncer de mama (Foto: Divulgação)

A partir do primeiro  dia de outubro  até o fim do mês, várias cidades ao redor do mundo vão se colorir de rosa, cor que simboliza a campanha de prevenção contra o câncer de mama. Durante o chamado Outubro Rosa, organizações públicas, empresas e a sociedade civil de um modo geral iniciam uma programação com ações de conscientização no combate à doença, que neste ano deve alcançar um maior número de pessoas e entidades  envolvidas no Brasil, conforme estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Em Recife, A Academia Pernambucana de Letras adere ao Outubro Rosa, mês que representa a luta contra o câncer de mama. A instituição ficará com a iluminação na cor rosa,segundo a presidente da APL,escritora Margarida Cantarelli .

De acordo com informação do Instituto Nacional de Câncer (Inca), a doença é a que mais atinge as mulheres em todo o mundo. Quando diagnosticada cedo, há chances de cura. Por isso, a importância da prevenção, do diagnóstico precoce.

Movimento

O movimento Outubro Rosa começou na década de 1990, nos Estados Unidos. Naquele ano, diversas instituições do país fizeram ações isoladas sobre a prevenção do câncer de mama. Por causa da movimentação, o Congresso Americano instituiu o outubro como o mês nacional de prevenção à doença. A primeira iniciativa no Brasil foi registrada em 2002, quando o Mausoléu do Soldado Constitucionalista de São Paulo, conhecido como o Obelisco do Ibirapuera, ficou iluminado de rosa.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *