DO LIXO NASCE O SONHO,O GESTO E A MÚSICA

Professor Flávio Chavez dirige ensaio ao ar livre da Orquestra de Instrumentos Reciclados de Cateura. Ele é o responsável pela criação da orquestraProfessor Flávio Chavez dirige ensaio ao ar livre da Orquestra de Instrumentos Reciclados de Cateura. Ele é o responsável pela criação da orquestra.

Esta é uma ação que mostra como as boas ideias – e a música – podem mudar a vida das pessoas. Em Cateura,um bairro pobre de Assunção, uma favela no Paraguai, existe uma orquestra que transforma o lixo do aterro local em música, reciclando objetos pra criar instrumentos.É  a história de Los Reciclados (The Recycled Orchestra em inglês),como ficou conhecida.

Num lugar onde dificilmente as crianças conseguiriam ter uma vida melhor, surge uma ideia inovadora, arrojada ,corajosa e muito inspiradora. Favio Chavez é diretor e fundador da orquestra de jovens e lembra: “um violino [verdadeiro] custa mais que as suas casas”.

1LosReciclados

Num bairro de lata construído numa lixeira,  o lixo foi aproveitadopara construiros instrumentos de uma orquestra. A história é contada no documentário ‘Landfill Harmonic’, que deverá estrear em 2014.

“O mundo envia-nos lixo e nós devolvemos música”, afirmou Chávez, o diretor da Orquestra de Instrumentos Reciclados. A orquestra é composta por jovens de Cateura, uma povoação situada numa das maiores lixeiras do Paraguai.

No trailer do documentário sobre a orquestra, é possível ver alguns dos instrumentos, feitos a partir de bidões, tubos de água, garfos, colheres ou botões.

4LosRecicladosChristian

9LosReciclados8LosReciclados6LosRecicladosMauricio12LosReciclados14LosRecicladosO artesão Nicolas Gomez, residente na favela de Cateura, é o responsável pela fabricação der quase todos os instrumentos da orquestra. Ele recicla materiais catados no lixão local

O artesão Nicolas Gomez, residente na favela de Cateura, é o responsável pela fabricação der quase todos os instrumentos da orquestra. Ele recicla materiais catados no lixão local

A orquestra é fruto da imaginação de Chavez. Esse idealista de 38 anos abriu uma escolinha de música há cinco anos em Cateura. Sua esperança era conseguir manter pelo menos alguns jovens fora do mundo das drogas e da delinquência. Mas ele possuía apenas cinco instrumentos para compartilhar, muitas vezes parte dos jovens que vinham às aulas não podiam sequer praticar. Foi aí que Chavez pediu a um dos catadores de lixo, Nicolas Gomez, para fazer alguns instrumentos a partir de materiais recicláveis, de modo a manter as crianças ocupadas. “Só frequentei a escola até a 5ª série, e depois tive de trabalhar como quebrador de pedras em uma pedreira”, diz Gomez, 48 anos. Mas “se alguém me der instruções precisas, sou capaz de construir um helicóptero!”

Em abril último, vários instrumentos que Gomez criou foram exibidos no Museu dos Instrumentos Musicais, em Phoenix, Arizona, ao lado dos pianos de John Lennon e das guitarras de Eric Clapton.

“Um novo sentido para minha vida”, é o que afirma Ada Rios, violinista de apenas 14 anos e dona de um grande sorriso. “A Orquestra de Instrumentos Reciclados realmente mudou os rumos da minha existência. Em Cateura, infelizmente, a maior parte dos jovens não tem oportunidade de estudar, porque têm de trabalhar para ajudar as famílias, ou então caem muito cedo no vício do álcool e das drogas”. Para ela, e para quase todos os demais membros da Orquestra, a música representou um caminho de salvação.

15LosRecicladosA orquestra faz parte do projeto Sonidos de la Tierra (Sons da Terra), que utiliza a música e a reciclagem para dar outro futuro aos jovens pobres do país. Inicialmente, em 2006, os jovens tocavam com guitarras emprestadas, mas começaram a surgir tantas crianças que não havia instrumentos para todos. Foi então que se viraram para o lixo e para os instrumentos reciclados

A orquestra já tocou em mais de 80 concertos, incluindo no estrangeiro (Alemanha e Brasil, por exemplo).

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=HMrNaqw2LFI?version=3&rel=1&fs=1&autohide=2&showsearch=0&showinfo=1&iv_load_policy=1&wmode=transparent]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *