Campanha de vacinação antirrábica em cães e gatos neste sábado no Recife

Moradores podem encontrar a vacina em postos de saúde, igrejas e escolas municipais distribuídos pela cidade

Neste sábado, é a vez do Recife – e seus 209.104 animais domésticos – abraçar a Campanha de Vacinação Antirrábica Canina e Felina. Haverá cerca de 450 postos de vacinação à disposição dos moradores. A abertura oficial será às 8h no Hospital Veterinário do Recife, na Avenida Professor Estevão Francisco da Costa, no Cordeiro. A vacinação em todos os pontos irá até as 17h.

CONFIRA OS PONTOS DÊS VACINAÇÃO

http://www2.recife.pe.gov.br/sites/default/files/lista_vacinacao_antirrabica_2017.pdf

Com o mote Quem cuida, vacina!, a campanha tem o objetivo de controlar a circulação do vírus da raiva canina e felina e, por consequência, prevenir a raiva humana. O último caso da doença em humanos, transmitido por cão, em Pernambuco, foi no ano de 2006. Já nos animais, foram registrados quatro casos no ano passado (1 em Paudalho, 2 em Araripina e 1 em Bodocó) – todos em caninos.

RAIVA

A raiva é uma doença viral e infecciosa, transmitida por mamíferos. A transmissão se dá pela penetração do vírus contido na saliva do animal infectado, principalmente pela mordedura, arranhadura e lambedura de mucosas. O vírus penetra no organismo, multiplica-se e atinge o sistema nervoso periférico e, posteriormente, o sistema nervoso central. O coordenador estadual do Programa de Controle da Raiva, da Secretaria Estadual de Saúde, Francisco Duarte, ressalta que a melhor forma de prevenção é vacinação.

O QUE FAZER EM CASO DE MORDIDA
Ao ser agredida por um animal, a pessoa deve lavar imediatamente o ferimento com água e sabão, e procurar com urgência o Posto de Saúde mais próximo. Cães raivosos apresentam sintomas como: agressividade (atacando pessoas e objetos) ou tristeza (procurando lugares escuros), salivação excessiva, dificuldade para engolir, latido rouco e paralisia das patas traseiras. Nos humanos, a doença ataca o sistema nervoso central, levando à morte. O período de incubação é extremamente variável, desde dias até anos, com uma média de 45 dias, no homem, e de 10 dias a 2 meses, no cão.

O tratamento profilático antirrábico também é recomendado para toda agressão por espécie silvestre (morcegos, raposa/cachorro do mato e sagüis). O soro e a vacina para esse tratamento estão disponibilizados na rede do SUS, gratuitamente. A vacina antirrábica canina também é gratuita. O único meio de prevenir a ocorrência da doença em áreas urbanas é por meio da vacinação anual de cães e gatos

Fonte: DP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *