Para se manter líder do PMDB, Renan recua e acena a senadores e a Temer

IMG_2140

Por Andréia Sadi

O líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), procurou nos últimos dias senador a senador do partido em busca de apoio para não ser destituído.

O movimento pela saída de Renan é da maioria da bancada, e conta com o apoio do Palácio do Planalto.

Nesta terça-feira, a bancada do PMDB do Senado se reúne para discutir a situação de Renan na liderança. Mas, segundo o blog apurou, Renan pode se manter no cargo, segundo seus próprios adversários. Como gesto à bancada, ele desistiu, por exemplo, de mudar membros do PMDB na Comissão de Assuntos Econômicos – prerrogativa que tem como líder e que incomodava senadores peemedebistas.

Nesta segunda, Renan acenou ao presidente Michel Temer também: elogiou a troca do ministro da Justiça. O líder do PMDB vinha fazendo críticas ao então ministro Osmar Serraglio, que deixou a vaga. Renan elogiou o perfil de Torquato Jardim, novo titular da pasta, que tem, entre outros, o poder de trocar a cúpula da Polícia Federal.Renan, que é alvo da Lava Jato, é um dos principais críticos da operação.

No último sábado, o ex-presidente José Sarney – aliado de Renan – conversou com Temer sobre a situação do líder. Sarney tenta convencer o governo a não trabalhar para destituir o peemedebista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *