Reforma do Mercado Eufrásio Barbosa só fica pronta em 2017

Localizado no Sítio Histórico de Olinda, Mercado Eufrásio Barbosa vai reabrir como centro cultural

IMG_1343.JPG

O Mercado Eufrásio Barbosa, na entrada da Cidade Alta de Olinda, está destelhado. Mas desta vez não é por falta de cuidados. Ripas, telhas e caibros estragados foram retirados e o prédio começa a ganhar nova cobertura. A reforma do telhado é a maior intervenção da obra de restauração do edifício, iniciada em agosto do ano passado. O mercado vai reabrir como centro cultural.

“Estamos reaproveitando o material de origem e repondo as peças que não tinham mais condições de serem recuperadas”, explica Joel Muniz, superintendente de Infraestrutura do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur). Por isso, quando o mercado for reaberto, em 2017, o público verá madeiras velhas e novas segurando a coberta.

Vinculado à Secretaria Estadual de Turismo, Esportes e Lazer, o Prodetur é responsável pela obra, que estava prevista para terminar em julho de 2016 e teve o prazo de conclusão adiado para abril de 2017. A secretária-executiva do Prodetur, Manuela Marinho, aponta três motivos para o atraso e um deles é o tempo levado nas negociações com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Depois da ordem de serviço assinada, o Estado passou três meses discutindo a intervenção com o Iphan, diz ela. Greve da construção civil e necessidade de ajustes no projeto seriam as outras duas causas, acrescenta. “A proposta foi desenvolvida em 2012 e a obra teve início em 2015. Nesse intervalo, o prédio se deteriorou mais e tivemos de fazer um replanejamento”, declara Manuela Marinho.

O trabalho de reforma está orçado em R$ 12 milhões (inicialmente eram R$ 11 milhões) e é financiado com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A verba é suficiente para consertar o telhado, recuperar piso e paredes, implantar iluminação cênica, modernizar as instalações elétrica, hidráulica e sanitária, estudos arqueológicos e paisagismo.

Para o Teatro Fernando Santa Cruz, instalado nas dependências do Mercado Eufrásio Barbosa, estão previstas adequação das instalações elétrica, melhoria na acústica e climatização. “A bateria de banheiros também vai ser recuperada”, informa o engenheiro Joel Muniz. Segundo ele, o telhado está aprovado pelo Iphan, que deve orientar a escolha da cor das fachadas.

O espaço contará com salão para exposições temporárias e permanentes, lojas para venda de artesanato, salas multiuso onde funcionarão biblioteca virtual, oficinas, teatro e um restaurante. Toda a edificação terá acessibilidade para portadores de necessidades especiais, como rampas para cadeira de rodas e placas em Braille, destinadas aos cegos.

Cabe ao Prodetur, esclarece Manuela Marinho, fazer a obra de restauração, mantendo as características originais da edificação. “Quando o imóvel estiver pronto para ser utilizado, vamos entregá-lo à Prefeitura de Olinda, que se encarregará de elaborar o plano de gestão”, afirma Manuela. O Eufrásio Barbosa foi inaugurado em abril de 1990. A prefeitura interditou o mercado em 2006 porque o teto ameaçava desabar.

Fonte: JC online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *