Maio Amarelo é aberto com palestra de Caco Barcellos

“Trabalhar a educação com todos os públicos, começando desde as crianças, que são os condutores do amanhã, é, sem dúvida, o caminho para a redução de acidentes no trânsito. Cumprindo a determinação do governador Paulo Câmara, o Detran vem ampliando as ações preventivas e educativas, onde já conseguimos ano a ano uma diminuição dos acidentes em nosso estado”. Com essas palavras o diretor presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco, Charles Ribeiro, acompanhado do secretário das Cidades, Francisco Papaléo, abriu o movimento Maio Amarelo 2017, que tem a temática “Minha Escolha faz a Diferença no Trânsito”.

A solenidade aconteceu na noite de ontem, no auditório do Bloco B da Uninassau, parceira da ação, onde aconteceu ainda uma palestra com o tema “Ética no Trânsito, Sociedade Brasileira e Conflitos de Trânsito”, ministrada pelo jornalista Caco Barcellos. Na ocasião, ele apresentou vídeos de reportagens retratando a realidade de acidentes no Brasil, em especial os com motos e com motoristas alcoolizados, que diariamente fazem novas vítimas nas estradas.

Barcellos defendeu o trabalho preventivo como solução para resolver os problemas do Brasil, entre eles os acidentes de trânsito. Inclusive, destacou a Operação Lei Seca como uma grande aliada na redução de acidentes. “O uso de cinto de segurança foi por meio de uma campanha educativa e todos passaram a adotar e a minha esperança é que o consumo de álcool também se elimine a partir dessas campanhas”, ressaltou.

Caco disse ainda acreditar que educar as crianças também é uma ação importante a ser tomada. “Dessa forma estaremos na base, ensinando as noções de cidadania e de responsabilidade sobre os atos”, declarou. Sobre o papel de cada um na sociedade ele ainda mais enfático. “Cobrar das autoridades é muito simplório e pouco inteligente. Hoje em dia, isso depende de cada um e não só da autoridade”, defendeu. Barcelos declarou ainda que o “Maio Amarelo é uma bela iniciativa, por ser preventiva e educativa”.

Até o final deste mês, a Coordenação de Educação para o Trânsito do Detran promove ações para estimular os cidadãos a refletir sobre as responsabilidades e os riscos ao transitar por vias urbanas, seja como motorista, pedestre, ciclista e motociclista. Dentre as ações acontecem distribuição de cartazes e panfletos com dicas de segurança, bandeiras e cabides para carro, praguinhas, bafômetros descartáveis, laços de fitilho amarelo, laços de bicicleta, balões de gás hélio lixeira para veículos e cancela para pedágios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *