Tapacurá: obra deixará 800 mil pessoas sem água

No Grande Recife

Obra vai deixar 800 mil pessoas de áreas do Recife, Jaboatão e Camaragibe sem água. Serviço, que será realizado no Sistema Tapacurá, começa na terça-feira (2) e segue até sexta-feira (5). Trabalho prevê modernização da rede para tentar reduzir as perdas de água.

Do Portal G1 – PE

 

A Companhia de Abastecimento de Pernambuco (Compesa) informou, nesta segunda-feira (1º), que realizará manutenção de grande porte no sistema de abastecimento de Tapacurá. Por isso, o fornecimento de água será suspenso a partir das 20h de terça-feira (2). A obra afetará, segundo a Compesa, 800 mil pessoas.

Ao todo, terão o serviço paralisado, até as 20h de sexta-feira (5), localidades da área central e das Zonas Norte e Oeste do Recife, bem como de Jaboatão dos Guararapes. Toda a cidade de Camaragibe, na Região Metropolitana, vai ser atingida.

Para evitar que todas as áreas atendidas pelo Sistema Tapacura fiquem desabastecidas durante três dias consecutivos, a Compesa pretende destinar água do sistema integrado Alto do Céu/ Pirapama. Com isso, busca garantir a distribuição para alguns bairros de Recife.

Em algumas localidades da capital pernambucana e de Jaboatão dos Guararapes e toda a cidade de Camaragibe, no entanto, isso não será possível. Não haverá água no período da obra.

Essas áreas recebem água apenas do sistema que será paralisado e não têm condições de se atendidas por outras adutoras. O serviço será retomado gradativamente a partir da sexta.

Obra

O serviço faz parte das obras de modernização do sistema. A meta é usar novas tecnologias de medição de vazão e pressão no controle operacional, aumentando, assim, o combate a perdas de água.

A intervenção vai permitir a interligação de tubulações de grande diâmetro (700 mm e 900 mm) da rede. Será realizada na Rua Terra Grande, na esquina com a Estrada do Barbalho, perto do Detran, no bairro da Iputinga, na Zona Oeste do Recife.

Por causa dos trabalhos, vias da região serão parcialmente interditadas (uma das faixas). O desvio no trânsito deverá ser feito nas próprias ruas, conforme sinalização e orientações da Autarquia de Trânsito e Transportes do Recife (CTTU).

Projeto

A obra de adequação e ampliação da rede de distribuição de água nesses bairros foi iniciada em setembro de 2016 e deve ser concluída até dezembro deste ano. Ao todo, serão assentados 24 quilômetros de tubulações e implantadas seis Válvulas Redutoras de Pressão (VRP) e um macromedidor.

A obra, que já está 70% concluída, tem investimentos de R$ 8,1 milhões. Os recursos são dos governos federal e de Pernambuco.

Confira as áreas sem abastecimento aqui: Obra vai deixar 800 mil pessoas de áreas do RecifeJaboatão e .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *