Falta alguém com força para impulsionar as reformas

Leandro Colon – Folha de S.Paulo

Ao se tornar presidente efetivo, no dia 31 de agosto, Michel Temer disse que era “hora de unir o país”. Oito meses depois, o país parece estar unido, mas contra o governo. Temer, a duas semanas de completar um ano no cargo (somando o período de interinidade), tem 9% de aprovação e uma gestão avaliada como ruim ou péssima por 61% da população, diz o Datafolha.

O quadro se agrava quando as pessoas opinam sobre a reforma da Previdência, o trunfo do presidente para recuperar a economia e, em consequência, alavancar a popularidade: 71% a reprovam, sendo que 87% são contra as mudanças na idade mínima e no tempo de contribuição, que sustentam o texto em discussão.

Diante disso, Temer pode recuar e desistir das propostas? Improvável. O peemedebista pegou uma estrada sem placa de retorno. Apostou na reestruturação da Previdência como sobrevivência de governo e recuperação econômica. Não há outra rota para ele que não seja seguir adiante para fazer valer o discurso de que é sim impopular, mas um reformista.

Sem o respaldo das ruas, Temer tem de se pendurar na base de aliados no Congresso. O problema é que a lua de mel dele com os partidos que em tese o apoiam emite sinais de fadiga. A euforia política gerada no Palácio do Planalto no fim de 2016 com a aprovação da PEC do teto do gasto público evaporou.

Pense no dilema de um deputado candidato à reeleição em 2018: quanto vale abraçar um governo com 9% de aprovação e votar a favor de uma reforma rejeitada por 71% dos brasileiros? Ou é melhor abandonar o barco para evitar um fiasco nas eleições?

O Datafolha aponta queda significativa de Aécio Neves e Geraldo Alckmin, os principais presidenciáveis que apoiam o governo. O próprio presidente tem pífios 2% das intenções (e rejeição de 64% no primeiro turno). Faz falta ao Planalto uma figura nacional e popular, com expectativa eleitoral, para defender as reformas e negociar votos no Congresso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *