Tereza pode ser destituída da liderança do PSB

A líder do PSB na Câmara dos Deputados, Tereza Cristina (MT), vai responder a processo interno de indisciplina e pode ser destituida do cargo. O presidente nacional da legenda, Carlos Siqueira, recebeu uma representação de segmentos organizados do partido pedindo o afastamento da parlemantar da liderança. Na próxima terça-feira, nomeará um relator para acompanhar o caso, enviando o processo para a Comissão de Ética. Veja abaixo a representação que este blog teve acesso:

Os segmentos organizados do PSB (Juventude, LGBT, Sindical, Mulheres e Movimento Popular), sempre alertaram o partido quanto ao risco de ocorrências como a que presenciamos agora a pouco. A Executiva Nacional deliberou por ampla maioria o encaminhamento de votar NÃO às votações das reformas trabalhistas e previdenciárias. Porém, menos de 24 horas depois da decisão tomada na sede do partido, a líder do PSB na Câmara, deputada Tereza Cristina – que estava presente à reunião – liberou a bancada do partido para votar contra a deliberação da Executiva Nacional em vários momentos, inclusive seu próprio voto.

Esta é uma prova de que, para a deputada, não existe  nenhuma discussão que coloque a população em primeiro lugar, e sim a do atendimento a interesses individuais, os quais “desconhecemos”. Os segmentos já tomaram as devidas providências internas nas instâncias partidárias que instrumentalizam estatutariamente a Executiva Nacional, da qual integramos, como sendo o fórum máximo de deliberações quanto às posições dos nossos parlamentares. Estes deputados foram eleitos pelo Partido Socialista Brasileiro e têm a obrigação de prestar contas a sociedade sobre seu desempenho nos respectivos mandatos, bem como fazer jus a confiança de cada eleitor que acreditou no candidato apresentado pelo PSB nas eleições de 2014.

Vamos empunhar a bandeira do nosso partido e dizer NÃO a essa decisão da Liderança que não nos representa. Não fugiremos à luta e não descansaremos até que o último deputado federal do PSB esteja convencido que representa o Partido Socialista Brasileiro ou, então, peça pra sair. Com base no artigo 10° do estatuto do PSB, os Segmentos Organizados do PSB solicitam à Executiva Nacional em regime de urgência:

1 – A imediata intervenção e destituição da líder Tereza Cristina da bancada do PSB na Câmara Federal;

2 – Abertura imediata de processo disciplinar administrativo contra os parlamentares que descumpriram as decisão da comissão Executiva Nacional do PSB.

Desde já queremos deixar público o total apoio as sanções já feitas pelo nosso presidente nacional Carlos Siqueira quanto aos deputados e deputadas que não respeitaram o Partido e a população.

Nosso Partido é SOCIALISTA, e continuará sendo. Não somos uma sigla de aluguel como tantas outras, somos um PARTIDO com 70 anos de lutas pelo BRASIL, sempre em defesa dos trabalhadores e dos que mais precisam.

Tony Siqueira Sechi – Secretário Nacional da JSB

Otávio Oliveira – Secretário do Movimento LGBT

Dora Pires – Secretária Nacional de Mulheres

Jesus Matos – Secretária Nacional do Movimento Popular Socialista

Joilson Cardoso – Secretário Sindical do PSB

Brasília-DF, 29 de Abril de 2017.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *