Acordo põe fim ao motim dos PMs no ES

Folha de S.Paulo –Carolina Linhares e Eduardo Heitor

Associações de policiais militares e o governo do Espírito Santo entraram em acordo para o final do movimento que mantém há uma semana PMs e bombeiros militares fora das ruas. No documento, fica prevista a volta das atividades às 7h deste sábado (11), em todos os batalhões e quarteis.

O governo estadual não atendeu ao pedido de reajuste salarial, mas ficou de apresentar uma proposta no final de abril deste ano, caso a apuração das contas públicas e os resultados fiscais do Estado permitam. Este índice também seria oferecido a outras categorias do serviço publico estadual.

“Nossa intenção é dialogar com as esposas e os militares nos quarteis e levar esta proposta. O resultado final de movimentos semelhantes no passado foi traumático e não queremos que aqui tenha este fim. É preciso dar um voto de confiança à população capixaba que ela vai cobrar do governo o cumprimento de tudo que foi acordado. A população nos quer nas ruas”, disse Renato Martins Conceição, presidente da Associação de Cabos e Soldados.

A proposta não extingue os 703 inquéritos militares abertos contra os PMs amotinados por crimes de revolta, como apontado pelo secretário de Segurança Pública do Espírito Santo, André Garcia. Os demais militares que voltarem ao trabalho às 7h deste sábado, não sofrerão punições administrativas disciplinares

Os policiais indiciados podem ser condenados a pena de 8 a 20 anos de prisão. Segundo a Secretaria de Segurança Pública disse pela manhã, eles deixarão de receber salário e escalas extras desde o sábado passado (4) até a volta ao trabalho. O Estado tem cerca de 10 mil PMs.

As mulheres de policiais também poderão ser responsabilizadas pela paralisação. Segundo o secretário, por solicitação do Ministério Público Federal, elas estão sendo identificadas e poderão ser indiciadas em um processo civil. Ele não informou quantas delas.

Continue lendo: Governo e associações anunciam fim do motim dos PMs no Espírito …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *