Aniversário de Lula: romaria de petistas em São Paulo

Folha de S.Paulo – Catia Seabra

“Ninguém apaga fácil o fogo de um pernambucano”, brincou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva após a terceira tentativa frustrada de apagar a vela do bolo em comemoração ao seu 71º aniversário, nesta quinta (27).

Minutos antes, cerca de 20 militantes o haviam homenageado. Reunidos à porta do Instituto Lula, zona sul de São Paulo, os simpatizantes foram convidados a comer salgadinhos e pizza, o cardápio da discreta festa.

Amigos de Lula reforçaram o menu. O deputado federal José Mentor, por exemplo, levou sacos de batatas fritas.

O presidente do PT, Rui Falcão, presenteou Lula com uma garrafa de uísque.

Ao chegar ao instituto, o vereador paulistano Alfredinho disse que continha suco na garrafa que carregava.

Lula aproveitou a confraternização para fazer política. Nas conversas, insistiu na escolha do ex-ministro Jaques Wagner para a presidência do partido.

Aos amigos Lula rejeitou, mais uma vez, a possibilidade de assumir o comando do PT. E afirmou que, hoje, Wagner seria o mais capaz de unificar as diferentes tendências do partido.

Um dos visitantes de Lula, o ex-senador e vereador eleito Eduardo Suplicy conversou por mais de 50 minutos com o aniversariante:

“Ele defendeu a união das diferentes correntes”, relatou Suplicy, à saída do instituto.

Ainda segundo Suplicy, Lula repetiu não ter cometido irregularidades e criticou os responsáveis pela Operação Lava Jato.

De acordo com presentes, Lula estava particularmente entusiasmado com a decisão da ONU de avaliar a queixa do instituto de violação de direitos na Lava Jato.

O roteiro da comemoração iniciou-se pela manhã, com visitas de petistas, como o senador Lindbergh Farias (RJ).

Na hora do almoço, Lula comemorou com assessores do instituto, brindando com espumante.

À noite, recebeu dirigentes do PT e de movimentos de esquerda, como Guilherme Boulos e o presidente da CUT, Vagner Freitas, que levou uma garrafa de vinho para a confraternização.

A ex-presidente Dilma Rousseff, que passou o dia em São Paulo, se reuniu com Lula na véspera.

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, chegou ao instituto no início da noite.

Os ex-ministros Alexandre Padilha, Aloizio Mercadante e Walfrido dos Mares Guia também compareceram à confraternização, assim como dois ex-tesoureiros de campanha Edinho Silva, eleito prefeito de Araraquara (SP), e José de Fillipi.

Um grupo de apoiadores de Lula arrecadou R$ 1.870 para presentear o ex-presidente. Com o dinheiro, enviou cravos vermelhos ao aniversariante e um bolo de três quilos. O presente consumiu R$ 550. Com restante, enviará cravos a Lula a cada dia 27 dos meses seguintes. Até o dinheiro acabar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *