Corresponsável, OEA declara “fim da democracia” na Venezuela

O  DITADOR

___4735ce3511322e0beddc3b178f58d30f_article

Conforme diz a Veja, o secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Almagro, proclamou nesta segunda-feira o “fim da democracia” na Venezuela, cujo governo classificou de “regime”, além de ter chamado a situação que impera no país de “tirania”.

Almagro escreveu uma carta ao opositor Leopoldo López, preso político e condenado sem qualquer provas a 14 anos de prisão, onde disse “não há hoje na Venezuela nenhuma liberdade fundamental nem nenhum direito civil ou político”. “Nenhum foro regional, ou sub-regional, pode desconhecer a realidade de que, hoje, na Venezuela, não há democracia nem Estado de Direito”, escreveu Almagro em uma carta aberta a López, a quem chamou de “amigo”.

“Foi ultrapassado um nível que significa que é o fim da democracia. A comunidade internacional é clara ao pedir não mais tirania no céu. Um céu que já não existe”, alegou Almagro.

Nesta segunda, o  ditador Nicolás Maduro determinou a exoneração, no prazo de 48 horas, de todos os funcionários públicos em cargos de direção que firmaram o pedido de referendo para revogar seu mandato. O dirigente governista Jorge Rodríguez disse que serão entregues listas com “os nomes das pessoas (…) que de forma pública expressaram sua simpatia com a direita venezuelana e participaram do processo de autorização para a ativação do finado referendo revogatório”.

Curiosamente, a OEA – que tem se preocupado com bobagens, como enviar um pedido de explicação ao Congresso sobre o processo legal de impeachment – se omitiu durante vários anos em relação ao totalitarismo de Chavez e Maduro. Agora que a situação da Venezuela é irreversível, a OEA protesta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *