Cinco livros e cinco frases para lembrar Fernando Pessoa

Poucos poetas foram tão universais quanto o português Fernando Pessoa. Nascido em Portugal, mas educado em uma escola irlandesa na África do Sul, Pessoa tinha mais familiaridade com o inglês que o português. Foi na língua do bardo William Shakespeare que Pessoa deu seus primeiros passos poéticos.

fernando-pessoa

Fernando Pessoa completaria 128 anos em 2016

Poucos poetas foram tão universais quanto o português Fernando Pessoa. Nascido em Portugal, mas educado em uma escola irlandesa na África do Sul, Pessoa tinha mais familiaridade com o inglês que o português. Foi na língua do bardo William Shakespeare que Pessoa deu seus primeiros passos poéticos. Para o crítico literário Harold Bloom, o poeta era “Whitman renascido”. Tanto que o incluiu na lista dos 26 melhores escritores da civilização ocidental.

No aniversário de Fernando Pessoa, relembre cinco livros e frases deste gigante da poesia mundial. 

Poemas de Álvaro de Campos

Álvaro de Campos era, segundo Pessoa, “o mais histericamente histérico de mim”. Campos é o heterônimo da modernidade, da euforia, da irreverência total a tudo e a todos, cultuador da liberdade, sedento por experimentar todas as sensações a um só tempo e profundamente influenciado por Walt Whitman.

poemas de alvaro de campos
Clique na imagem e confira na Estante Virtual

Mensagem

Composto por 44 poemas, o livro trata do glorioso passado de Portugal de forma apologética e tenta encontrar um sentido para a antiga grandeza e a decadência existente na época em que foi escrito.

mensagem
Clique na imagem e confira na Estante Virtual

O livro do desassossego

O narrador principal (mas não exclusivo) das centenas de fragmentos que compõem este livro é o “semi-heterônimo” Bernardo Soares. Ajudante de guarda-livros na cidade de Lisboa, ele escreve sem encadeamento narrativo claro, sem fatos propriamente ditos e sem uma noção de tempo definida. Ainda assim, foi nesta obra que Fernando Pessoa mais se aproximou do gênero romance.

livro do desassossego
Clique na imagem e confira na Estante Virtual

Ficções do interlúdio

Uma espécie de antologia pessoal que reúne poemas escritos por Fernando Pessoa, entre 1914 e 1935, em revistas e jornais. Além do próprio Pessoa, aparecem aqui os heterônimos Álvaro de Campos, Ricardo Reis e Alberto Caeiro.

Ficc?o?es do interlu?dio
Clique na imagem e confira na Estante Virtual

Quando fui outro

Este livro é o resultado da pesquisa de mais de 25 mil originais em português, inglês e francês escritos por Fernando Pessoa. A seleção, não acadêmica, teve o cuidado de pinçar aqueles textos do poeta que o tempo não apagou, que ainda despertam emoção e empatia no homem contemporâneo.

quando fui outro
Clique na imagem e confira na Estante Virtual

5 frases marcantes do poeta.

A liberdade é a possibilidade do isolamento. Se te é impossível viver só, nasceste escravo.

Para viajar basta existir.

Tudo vale a pena quando a alma não é pequena.

Toda a poesia – e a canção é uma poesia ajudada – reflete o que a alma não tem. Por isso a canção dos povos tristes é alegre e a canção dos povos alegres é triste.

Tenho em mim todos os sonhos do mundo.

fonte:estantevirtual

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *