FILME

http://www.youtube.com/watch?v=cSVqgS0d_3I

              O CARTEIRO E O POETA

O filme o carteiro e o poeta retrata a construção de uma amizade que se inicia em meio a conflitos políticos e sociais. Pablo Neruda, o poeta e Mário Ruppuolo, o carteiro são personagens que refletem a amizade e a humildade, onde se encontram o desejo de aprender e o prazer pela poesia.
O exílio de Neruda e a vontade de aprender de Mário se misturam na trama favorecendo o surgimento de um contexto repleto de sentimentos. O filme retrata que Mário não se conforma com sua realidade, filho de pescador e morador em uma vila de pescadores, pretende não seguir a mesma realidade daquelas pessoas, mas anseia por conhecimento e, quando surge à oportunidade de trabalhar como carteiro e descobre que as cartas que irá entregar pertencem ao poeta, vê uma oportunidade de ascensão, pelo menos no que diz respeito ao conhecimento.
Aos poucos a indiferença vai sendo quebrada e substituída por uma bonita amizade. As situações vão se moldando em meio aos entraves da convivência entre eles, logo se percebe mudanças de comportamento tanto em Mário quanto em Neruda, um deixa a timidez de lado ao ponto de conquistar a mulher amada, o outro se torna mais humilde.

Percebi no filme a importância da afetividade para a aprendizagem, pois Mário Ruppuolo não teria adquirido o espírito pesquisador e não teria se tornado uma pessoa diferente, corajosa, livre da alienação, se não tivesse sido valorizado pelo poeta.
Podemos observar no decorrer do filme que a poesia é objeto marcante entre os personagens, possibilitando uma troca saudável e prazerosa, constituindo-se como eixo fundamental de construção de relação e conhecimento, provocando mudanças de caráter social e pessoal.
A amizade, a humildade, o carinho, o respeito e o apreço são sentimentos contemplados durante o filme e que transformaram a vida desses dois personagens: o carteiro e o poeta.

Enfim, o filme “O carteiro e o Poeta” é uma excelente referência para conhecermos melhor a essência da arte de fazer ou apreciar a poesia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *