Americanos de olho na Lava Jato. Moro é aplaudido de pé em Chicago

sérgio moro

O juiz federal Sérgio Moro aplaudido de pé em Chicago, Estado Unidos, ao fazer uma palestra sobre as investigações sobre corrupção que comanda no Brasil.

Moro afirmou na noite desta sexta-feira (8) que as investigações da Lava Jato provocam “inegavelmente instabilidade política”, mas que a corrupção sistêmica no Brasil deve ser enfrentada e não escondida debaixo do tapete.

“O juiz decide com base nas leis, com base nos fatos. Eu não posso ficar pensando no impacto político daquilo que decido”, afirmou o titular da 13ª da Vara Federal de Curitiba, durante palestra realizada para estudantes em Chicago.

Sem se referir a nomes de envolvidos nos processos, Moro voltou a afirmar que o pagamento de propinas em contratos da Petrobras era “a regra do jogo”, como foi dito a ele por diversos delatores do esquema de corrupção. “O pior de um quadro de corrupção sistêmica não é o custo econômico e sim a progressiva erosão da confiança da população na regra da lei e na democracia.” Ele acrescentou que “assusta” a corrupção disseminada no Brasil.

“As instituições democráticas estão funcionando bem no Brasil, é o que eu vejo com as manifestações de ruas, que são pacíficas. Nós temos um problema econômico muito sério, preocupante. Eu acho que o importante é termos a confiança de que nossas instituições estão melhores, que nossa democracia seja aprofundada e que deixe de estar contaminada pela corrupção sistêmica”, afirmou o juiz.

Moro voltou a falar da Operação Mãos Limpas ao mencionar as críticas feitas às investigações da Lava Jato. “O grande problema da operação na Itália foi a reação política, a democracia italiana não foi forte suficiente para evitar a desconstrução da investigação.”

“Eu não acerto todas, eu posso cometer meus erros. Mas sempre decido com a pretensão de correição das decisões, com base na lei. Eu não posso levar em conta questões políticas, questões partidárias”, acrescentou o juiz, que foi ovacionado e aplaudido de pé pelo público presente.

6 comentários sobre “Americanos de olho na Lava Jato. Moro é aplaudido de pé em Chicago

  1. Apoiamos ao Dr.Juiz federal Sergio Moro que esta combatendo a corrupção com honestidade e garra. Foi o único Juiz Federal que teve coragem de fazer este árduo trabalho, junto a Policia Federal e o Ministério Público. Ainda a Policia Federal sofrendo retalhações da Presidente, que cortou o orçamento. Policia Justa com o Ministério Público, com honra.Contém com o apoio da população Brasil Livre .””””

  2. Não foi noticiado em nenhum jornal, por quê as emissoras não divulgam? O que está por trás de tudo isso? O juiz Moro se tornou herói nacional pelas atitudes e pela coragem, deveria ser amplamente divulgada essa notícia!!

  3. Parabéns ao juiz Sergio Moro estou orgulhosa por saber que um país tão importante da o devido valor a uma pessoa honesta e brilhante como ele.Rezo muito para que ele tenha a proteção de Deus para continuar as investigações e que sejam punidos os culpados.Estamos com você.

  4. Força Moro, o senhor irá vencer!!!!

  5. O senhor é o nosso orgulho de sermos brasileiros! Forças que Deus está no comando… tudo que está oculto será revelado….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *