Procurador: independência em investigar governo Temer

Carlos Fernando dos Santos Lima diz que governos anteriores mantinham controle de instituições

O Globo – Thiago Herdy

O procurador da República e um dos coordenadores da Operação Lava-Jato, Carlos Fernando dos Santos Lima, disse nesta quarta-feira torcer para que a independência das investigações não seja afetada em caso de eventual impedimento de Dilma Rousseff pelo Congresso Nacional. Ao ser perguntado sobre o tema durante uma palestra para convidados da Câmara Americana de Comércio Brasil-Estados Unidos (Amcham), em São Paulo, ele disse esperar que “as instituições continuem livres, com o apoio da população, para exercerem seu papel”.

— Quero crer que nenhum governo no Brasil signifique alteração de rumos no Ministério Público, Judiciário e Polícia Federal. Aqui temos um ponto positivo que os governos investigados do PT têm a seu favor. Boa parte da independência atual do Ministério Público decorre de uma não intervenção do poder político. Isso foi importante e é fato que tem que ser reconhecido como algo deste governo. Governos anteriores realmente mantinham controle sobre as instituições. Mas esperamos que isso esteja superado — afirmou, em referência ao governo Fernando Henrique Cardoso (1995-2002).

Em sua palestra, Santos Lima criticou a divisão de cargos como forma de buscar o poder e também praticar corrupção, características do atual modelo de “democracia de coalização”, segundo ele.

Leia mais: Procurador da Lava-Jato defende independência de investigação em eventual governo Temer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *