Renan:Temer aderiu ao impeachment. E quer o planalto

Ilimar Franco – O Globo

— “O partido vai entregar só os 7 ministérios? Vai entregar também os 2 mil cargos que tem no governo?” — perguntou um dos ministros presentes numa reunião, ontem à noite, para avaliar o quadro político.

Já o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), em conversa com governistas, insinuou que o vice-presidente da República, Michel Temer, está articulando nas sombras a aprovação do impeachment. Ele quer ganhar seu partido e, por isso, enquanto pedem a expulsão do ministro Mauro Lopes, que assumiu a Aviação Social, ele defende que seu caso vá para a Comissão de Ética. Os ministros do partido estão sendo pressionados e, na noite de ontem, estiveram reunidos para avaliar o quadro.

Temer trabalha para convencer os ministros a pular fora do barco. Sua expectativa é a de conseguir isso até a reunião do Diretório Nacional, marcada para dia 29. Um dos sinais que Temer quer assumir o comando do Planalto foi a recusa a se reunir para conversar com Lula. Ontem, Temer voltou a se manifestar, dessa vez pela voz do ex-ministro dos Portos no governo Dilma Edinho Araújo: “Votarei sim pelo impeachment da presidente. Votarei sim em favor do Brasil”, disse em nota.

Na posse de Lula apenas os senadores Edison Lobão (MA), ex-ministro de Minas e Energia, e o recém-filiado Hélio José (DF), vice-líder do governo, foram ao evento no Planalto. Os outros 16 não apareceram. Nem mesmo Sandra Braga (AM), mulher do ministro das Minas e Energias, Eduardo Braga, ou Jader Barbalho (PA), pai do ministro-chefe da Secretaria de Portos, Hélder Barbalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *