Companheiros envolvidos em trapalhadas

Carlos Chagas

A operação Lava Jato continua produzindo notícias, senão informações. O Ministério Público Federal, em documento de 89 páginas, acaba de requerer do juiz Sérgio Moro as medidas cautelares dos pedidos  de busca, apreensão e  condução coercitiva do  Lula, indicando que os procuradores encarregados do caso estão convencidos da culpabilidade do ex-presidente no  caso.  A referência supõe que o primeiro companheiro está implicado na ocultação de patrimônio e lavagem de dinheiro, no caso do triplex do Guarujá. O imóvel teria sido oferecido  ao Lula pela empreiteira OAS, com obras suplementares, inclusive um elevador privativo e móveis de luxo, a preço de banana podre,  dada a situação de ficar encarregada do trabalho,   pela falência da empresa  antecessora, da qual ele era sócio.

Em função dessa versão, da qual o MPF não duvida,  divulgou-se que para escapar de ver  seu criador  tornar-se réu junto ao Supremo Tribunal Federal,  e provavelmente ser condenado, a presidente Dilma Rousseff chegou a cogitar nomeá-lo ministro, coisa que garantiria sua blindagem perante a mais alta corte nacional de Justiça.  O Lula rejeitou a proposta,  que envolveria quatro ministérios: Relações Exteriores, Justiça,  Defesa e Comunicações.

Nada mais absurdo do que uma dessas nomeações, não apenas porque misturaria favores de dois governos,de Dilma e Lula, mas porque humilharia o ex-presidente, beneficiando-se   de um expediente nada ético para escapar de responder pelos seus atos quando chefe do governo.

Olhando-se de fora a monumental crise que assola o país, tem-se a impressão de valer muito pouco a presença do PT na arte de administrar o país. Companheiros envolvem-se em trapalhadas sem fim, a ponto de uma presidente da República oferecer ao sucessor mecanismos  capazes de livrá-lo de condenações.E de o Lula  não poder explicar a aquisição de um  triplex em desacordo com suas posses.   Isso sem entrar na novela de um sítio que não foi comprado mas vem sendo usado por ele  e sua família sem contrato de aluguel.

Junte-se à lambança encenada por ministros, aliados, empresários e parlamentares integrantes do time do governo e se terá a receita de uma quadrilha agindo faz tempo à sombra  do PT. Por certo existirá gente séria à sombra do palácio do Planalto, mas quem garantirá a ausência de vigaristas?

O fim de semana promete embates, acusações e manifestações em torno do poder.  Não seria o caso de preparar sua substituições?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *