Governador vai intensificar agenda fora do gabinete

Após aproveitar uma semana de recesso ao lado da esposa e das filhas, o governador Paulo Câmara (PSB) retomará o comando do Estado na próxima segunda-feira com uma estratégia traçada para não passar a imagem de que a crise econômica e a consequente baixa no caixa estadual travaram sua gestão. Sem ter à disposição assinaturas de ordens de serviço e inaugurações de obras na mesma proporção da época em que a situação econômica e a parceria entre o PSB e o PT eram mais favoráveis a Pernambuco, o socialista vai intensificar a agenda visitando canteiros de obras que estão em andamento.

O objetivo de Paulo Câmara é sair do gabinete sempre que possível neste primeiro semestre já que o ano eleitoral poderá gerar algumas amarras ao governo ou a prefeitos parceiros em busca da reeleição. A lista de obras a serem visitadas pelo governador está sendo levantada pela Secretaria da Casa Civil e deve incluir desde projetos tocados em parceria com o governo federal até empreendimentos executados por prefeituras com recursos do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM).

A grande totalidade das obras a serem visitadas por Paulo é remanescente dos governos Eduardo Campos e João Lyra (PSB). Com pouco dinheiro em caixa, o atual chefe do Executivo estadual já reiterou que faz um governo de continuidade e que a prioridade é concluir o que não foi finalizado pelo PSB no passado.  Dessa forma,  projetos prometidos durante a campanha eleitoral, como a construção de novos hospitais, ficam em segundo plano.

REUNIÕES – Em outra frente, o governador também ampliará as reuniões com seus secretários neste primeiro semestre. Em vez do modelo de monitoramento implantado por Eduardo Campos com todo o secretariado, Paulo deverá investir, inicialmente, em encontros menores, divididos por núcleos. Devido ao ano eleitoral, o governador também deverá aumentar o número de reuniões informais para tratar das articulações políticas. Nos bastidores do governo estadual, a aposta é que esses encontros não devem se resumir a apenas integrantes do Executivo e devem ficar mais constantes conforme a eleição se aproxime.

Paulo também deverá voltar das férias preparado para enfrentar a pressão de aliados. O prefeito de Caruaru, José Queiroz (PDT), já anunciou que pretende conversar ainda este mês com o governador sobre a eleição na cidade. O pedetista quer uma resposta do socialista sobre quem o PSB irá defender na cidade. O prefeito tende a apoir o vice Jorge Gomes (PSB), mas a deputada estadual Raquel Lyra (PSB) também está de olho na vaga e espera contar com o aval de Paulo Câmara.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *