Atualização do Chrome faz as páginas carregarem mais rápido

O Google revelou nesta quarta-feira (20) que o seu novo algoritmo para compressão de dados, anunciado em setembro, estará disponível para os usuários na próxima versão do Chrome. É esperado que ele carregue as páginas mais rápido, além de gastar menos bateria nos dispositivos móveis.

chrome-icone

Batizado de Brotli (que significa “pequeno pão” em suíço-alemão), o algoritmo é open source e carrega as páginas até 26% mais rápido que o atual, chamado de Zopfli. Eles conseguiram isso por meio da criação de um formato de dados totalmente novo (em vez de reutilizarem o Deflate, que havia sido implementado no Zopfli).

Além de comprimir dados em velocidade significativamente maior, o algoritmo é capaz de fazer compressões mais densas, o que ajuda na alocação de memória e no carregamento da página. Ou seja: seu sites vão efetivamente carregar mais rápido. Em dispositivos móveis, ainda há a vantagem de o Brotli fazer transferências menores, o que gasta menos bateria. Vitória!

Se você não usa o Chrome, não se preocupe: ainda em setembro, a Mozilla anunciou que o Firefox também suportaria o algoritmo na versão 44 do navegador, cujo lançamento está previsto para este mês. Assim como na próxima versão do Chrome, o algoritmo só deve suportar o protocolo HTTPS em vez do amplamente usado HTTP.

 

fonte:tagthebird

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *