A mesa foi composta pelos coordenadores dos principais braços da festa, pela produtora executiva do evento e pelo realizador da festa. Antônio Campos (coord. do conselho cultural da Fliporto), Mário Hélio (coord. literário da Fliporto), Mariane Bigio (coord. da Fliporto Galera e Galerinha), Cláudia Cordeiro (coord. do ambiente digital da Fliporto), Alventino Lima (Andelivros – realizador da Fliporto) e Mariana Montenegro/Azuk Eventos (produtora executiva da Fliporto) representaram a Fliporto para os jornalistas.

A abertura da coletiva foi realizada por Antônio Campos, que falou sobre o tema escolhido para a Fliporto 2015 “Minha pátria é a língua portuguesa”, assim como sobre o homenageado da festa, o poeta português Fernando Pessoa. Campos aproveitou para esclarecer que, apesar da reestruturação da Fliporto, a festa continuará com a mesma qualidade que a faz ser considerada uma das melhores festas literárias do país. “A Fliporto foi reestruturada, mas permanece com a mesma qualidade. Pelo empenho com o qual está sendo feita, a festa deste ano deverá ser a melhor de todas”, projetou Antônio Campos.

Após a apresentação de Campos, o coordenador literário Mário Hélio fez a apresentação de toda a programação do Congresso Literário. Mário Hélio falou com entusiasmo sobre o homenageado deste ano: “é muito bom ter um homenageado com tantas possibilidades como Fernando Pessoa. Quantas Fliportos não poderiam ser feitas sobre ele?”, questionou.

A festa contará com a ilustre presença de Manuela Nogueira, sobrinha de Fernando Pessoa, que vem à Fliporto este ano e participa da abertura da festa, na sexta (13), na abadia do Mosteiro de São Bento. Sobre a convidada especial da festa, Mário Hélio revelou uma curiosidade: “Manuela vem para abrilhantar a nossa festa e nos dará o privilégio de celebrar com ela o seu aniversário de 90 anos, no próximo dia 16 de novembro”, comemorou.

Além das atividades do Congresso Literário, a Fliporto deste ano volta com os braços infanto-juvenil Fliporto Galera e Galerinha. A coordenadora dos espaços, Mariane Bigio, fez uma explanação sobre a programação para a criançada e o público jovem. “Contaremos com oficinas para as crianças na Fliporto Galerinha. As inscrições já estão disponíveis no site: www.fliporto.net e as vagas são limitadas”, adiantou. Uma novidade da Fliporto 2015 é a presença do projeto Geladeira Cultural, que reunirá livros para doações e ficarão localizadas nos espaços voltados para as crianças e adolescentes.

Este ano, a Fliporto volta a fazer a transmissão de todos os painéis do Congresso Literário através do site da festa. Destacou a Maratona Literária, que premiará os vencedores que responderem ao quiz sobre a vida e a obra do homenageado Fernando Pessoa.  “Todas as informações sobre a Fliporto deste ano já estão em nossa casa digital, que é o nosso site: www.fliporto.net, programações, inscrições, notícias e muito mais”, reforçou a coordenadora do ambiente digital da festa, Cláudia Cordeiro.

A Fliporto deste ano repete a fórmula do ano passado e será realizada novamente no Centro Educacional São Bento. Para este ano, porém, os espaços estão melhor estruturados e o público poderá contar com novidades, como a presença de Food Trucks na praça de alimentação. “Os espaços foram pensados para se comunicarem da melhor forma entre si, ao mesmo tempo que permitam um ambiente confortável e otimizado para o público”, explicou a produtora executiva da Fliporto e proprietária da Azuk Eventos, Mariana Montenegro. A Feira Internacional do Livro de Pernambuco, em sua 6ª edição e sob a produção executiva da Associação do Nordeste das Distribuidoras e Editoras de Livros (Andelivros), representada por Alventino Lima, acontecerá dentro do Colégio São Bento em um espaço de mais de 2000 m², onde estarão localizados cerca de 70 estandes e mais de 150 editoras locais e nacionais.

Além de toda equipe de produção, este ano a Fliporto contará com a colaboração de 60 voluntários, selecionados dentre mais de 100 pessoas interessadas em participar da festa. A Acessibilidade também é uma preocupação da produção do evento: “A Fliporto está 100% acessível, deste estruturalmente, com rampas de acesso para pessoas com alguma deficiência física, até às atividades da festa, que contarão com tradução dos painéis do Congresso Literário em LIBRAS e com programações em braile para deficientes visuais”, revelou Mariana.

A Festa Literária Internacional de Pernambuco 2015 acontece no Centro Educacional São Bento, em Olinda, de 12 à 15 de novembro, e todas as suas atividades são gratuitas.

Coletiva de imprensa. Olinda, 21 de outubro de 2015.

Fotos de Olga Wanderley