TEREZA LEITÃO USA INQUÉRITO DO MPPE E CRITICA RENILDO CALHEIROS

T

A deputada estadual Tereza Leitão (PT), aproveitou o mote da Promotoria de Meio Ambiente de Olinda, que abriu inquérito para investigar se o prefeito Renildo Calheiros (PCdoB) está preservando o patrimônio histórico de Olinda, para fustigar o adversário. O prefeito vai ser intimado para responder em 15 dias sobre as irregularidades listadas em auditoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE).

“Essa referência é mais ampla, não diz apenas respeito ao meio ambiente natural, mas sim, onde as pessoas estão inseridas, dentro de uma concepção moderna de que a boa cidade é aquela que é boa para a gente viver. Uma cidade que estimula a convivência civilizatória, que é agradável aos olhos e ao convívio social”, disse a deputada Tereza Leitão.

“Desde 2006 que o Ministério Público de Contas do Estado, em auditoria, determinou 18 recomendações à Prefeitura de Olinda, a fim de serem sanadas falhas e omissões no Sistema de Preservação do Patrimônio Histórico. O mesmo fez o Tribunal de Contas do Estado (TCE) em 2010, em auditoria que constatou que várias das determinações não foram cumpridas pelo poder público municipal. Em 2014, outra auditoria fez revisão nas recomendações, identificando que algumas foram cumpridas e outras não”, afirmou.

“Faço esse alerta para que realmente não passem de rumores e que a prefeitura possa responder a todas essas questões colocadas pelo inquérito. A Prefeitura de Olinda tem 15 dias para exemplificar suas ações, de acordo com o que foi sugerido pelo Ministério Público de Contas, em auditorias realizadas há quase 10 anos. Espero que isso aconteça e que, mais que promessas, a Prefeitura entre em ação, pois na prática, o que vemos é uma situação preocupante pela qual passa o Sítio Histórico de Olinda, assim como o seu entorno”, afirmou.

A parlamentar defendeu que a Assembleia Legislativa não pode ficar alheia. “Olinda é orgulho de todos os pernambucanos. É uma das cidades mais queridas do Brasil e conhecida em todo o mundo. Recebeu o maior volume de recursos do PAC das Cidades Patrimônio dentre as cidades brasileiras. Por isso conclamamos a todos para envidar esforços para assegurar a manutenção do título de Patrimônio Cultural da Humanidade à nossa querida Olinda”, finalizou.

f:OH

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *