Uma noite de festa na APL

 

 

 

 

10606465_1690813604477378_875250576853871716_n

Aniversário da APL – hoje, às 20h, na sede da instituição (Av. Rui Barbosa, 1596, Graças). Entrada gratuita
O aniversário da fundação da Academia Pernambucana de Letras (APL) é uma data tradicional no calendário da instituição, que marca a entrega dos prêmios literários da casa aos seus vencedores. Na cerimônia de hoje, 20h, a APL soma a esse ritual duas novidades importantes. Primeiro, realiza o sonho antigo de colocar no ar o seu site, no endereço www.aplpe.com.br. Além disso, inaugura na ocasião a entrega de diplomas de honra ao mérito, distribuídos para colaboradores.

“Vamos celebrar hoje os 114 anos da academia, um momento de exaltar o papel de uma casa do pensar e da literatura”, aponta a presidente da instituição, a escritora e antropóloga Fátima Quintas. “A entrega dos prêmios marca a nossa interlocução com a sociedade em nossa busca pela literatura, pela letra e pela palavra”.
Neste ano, a APL vai conceder diplomas para pessoas que ajudaram a instituição ao longo do ano passado, como o ex-governador João Lyra Neto, o ex-secretário de Cultura do Estado, Marcelo Canuto, e o ex-presidente da Fundarpe, Severino Pessoa. O diretor de redação do Jornal do Commercio, Ivanildo Sampaio e o presidente do grupo EQM-Folhape Eduardo Monteiro,entre outros,também receberão
a honraria.

“O ano passado foi um ano difícil para a instituição. Nós contamos com muito apoio para mantermos nossos projetos, e essa é uma forma de agradecer”, explica Fátima. Segundo ela, os diplomas serão entregues anualmente a partir de agora. “É uma tradição editorial do JC apoiar sempre as tradições culturais do Estado. Na literatura, somos um dos pioneiros em manter suplementos literários com colaborações de grandes escritores de Pernambuco, como Gilberto Freyre, Carlos Pena Filho e Audálio Alves”, destaca Ivanildo. “Nossa parceria com a intelectualidade e com a academia vem de longe”.

O site, que conta com informações da história da APL e dos acadêmicos, é um desejo antigo de Fátima. “Fizemos uma parceria com a Faculdade Marista através do seu diretor-geral, o irmão Ailton Arruda”, explica a escritora. O site continuará recebendo atualizações ao longo do ano. Para este ano, Fátima pretende dar continuidade aos projetos existentes da APL e colocar em prática dois novos. Um é a visita da instituição a escolas públicas de periferias. “Eu sempre tive vontade de fazer isso”, conta. O outro é a serenata literária, que alterna canções com recitais de poemas e textos em prosa.

 

jc/apl

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *