BRASIL COMPROU ENERGIA ARGENTINA PARA NÃO RACIONAR DE NOVO NESTA QUARTA-FEIRA, ENQUANTO USINA DE 600 MW DE URUGUAIANA PERMANECE PARADA.

O cenário só tende piorar. Esta noite, o deputado Frederico Antunes, que é do PP de Uruguaiana, disse ao editor que a usina a gás da cidade pode operar imediatamente e produzir 600 MW, o suficiente para abastecer o conjunto das 10 maiores cidades da Grande Porto Alegre. A usina da AES está parada porque depende de gás argentino ou gás de propaneiros que desembarquem o produto em Baía Blanca, no gasoduto que atravessa território argentino e chega até a usina em Uruguaiana. Frederico Antunes quer que o governo estadual intervenha junto ao governo federal para que remova obstáculos políticos que existem em torno da operação. 

Um dia depois do apagão que atingiu 11 Estados e o Distrito Federal –e no mesmo dia em que o ministro Eduardo Braga (Minas e Energia) disse que o blecaute não ocorreu por falta de energia, mas por uma sequência de desligamentos–, o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) importou uma carga adicional de energia da Argentina para atender a demanda no horário de pico.

. Segundo o relatório IPDO (Informativo Preliminar Diário da Operação) do ONS, referente a última terça-feira (20), o país importou uma média de 165 MW ao longo do dia. Essa transferência no horário de pico, registrado às 14h48, atingiu 998 MW. A Aneel considera que 1 MW abastece uma residência durante um mês inteiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *