105 anos do falecimento de Joaquim Nabuco, em 1910

 

FOTO: FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO
Historiador, diplomata, jornalista, político e jurista; Joaquim Aurélio Barreto Nabuco de Araújo, nasceu no dia 19 de agosto de 1849, em Recife, Capital de Pernambuco.
Filho de José Tomás Nabuco de Araújo Filho e de Ana Benigna de Sá Barreto Nabuco de Araújo, o pernambucano que viria futuramente a ser considerado como um dos maiores homens politizados nacionalmente, começou ainda jovem na vida púbica.
Entre as décadas de 1870 e 1880 liderou com José do Patrocínio e José Mariano as lutas em prol do abolicionismo no Brasil, erradicando definitivamente o trabalho escravo em território nacional em 13 de maio de 1888, com o decreto da Princesa Isabel.
Realizou diversas palestras literárias, muitas delas em inglês em universidades norte-americanas, onde enaltecia grandes obras da língua portuguesa, como as do escritor Luiz Vaz de Camões; além de receber graduações em seus cursos superiores.
Foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, da qual fez parte ocupando a cadeira que teve como patrono Antônio Peregrino Maciel Monteiro, II Barão de Itamaracá. Ele era muito admirado pelo escritor e poeta realista Machado de Assis.
Na política, Nabuco integrou algumas legislaturas na Câmara dos Deputados, que na época funcionava no Rio de Janeiro, Capital Imperial. Foi diplomata nos governos dos presidentes e Rodrigues Alves, Afonso Pena, Nilo Peçanha e Hermes da Fonseca.
Em 17 de janeiro de 1910, morreu aos 60 anos, como embaixador do Brasil em Washington, Estados Unidos. Foi sepultado no Cemitério de Santo Amaro, em Recife.
Fonte: Fundaj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *