Articuladora de Dilma, Ideli perde eleição do PT em SC

Grupo da ministra sofre derrota que pode dificultar a aliança com PSD e comprometer palanque regional

Novos presidentes da sigla no Espírito Santo e no Amapá querem manter acordos locais com PSB de Campos

 Os resultados das eleições internas do PT em alguns Estados podem conturbar a montagem de palanques regionais para a campanha da presidente Dilma Rousseff pela reeleição. Conforme os resultados das disputas estaduais divulgados até o fim da tarde de ontem, o principal constrangimento para Dilma ocorreu em Santa Catarina, onde a ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais), que cuida de articulação política do governo, foi a grande derrotada.

O ex-deputado Cláudio Vignatti, adversário interno de Ideli, foi eleito presidente estadual do PT-SC em primeiro turno com um discurso sobre a necessidade de o partido construir um projeto político claro e ter candidatura própria no Estado em 2014.

O grupo político de Ideli, que apoiava outro nome, trabalha com a hipótese de apoiar a reeleição do governador Raimundo Colombo (PSD), com Ideli concorrendo a uma vaga no Senado.

HELICÓPTERO 

A Comissão de Ética da Presidência da República abriu procedimento para investigar o uso de aeronave da Polícia Rodoviária Federal por Ideli Salvatti. Ela visitou obras e participou de inaugurações em Santa Catarina, sua base eleitoral, em uma helicóptero usado para atendimentos médicos. (Folha de S.Paulo – Ranier Bragon e Diógenes Campanha)

 

Câmara peita decisão do STF no mensalão

Nesta semana, Valdemar Costa Neto e Pedro Henry terão os
últimos recursos analisados e poderão ser mandados para a prisão. Cassação de deputados condenados dependerá do plenário, diz assessoria

Para o Supremo, parlamentares devem perder seus mandatos automaticamente, assim que forem presos

 Na semana em que o Supremo Tribunal Federal pode mandar para a prisão os primeiros condenados no processo do mensalão, entre eles dois deputados federais, a Câmara ameaça retomar uma polêmica que abriu uma recente crise com o Judiciário. A Secretaria-Geral da Mesa da Câmara, principal órgão de assessoria do presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), dará um parecer dizendo que o Congresso não deve cumprir a decisão do STF de cassar imediatamente o mandato de deputados condenados, mesmo se eles forem presos.

Para o secretário-geral da Mesa, Mozart Vianna, a Constituição reserva a palavra final sobre o mandato para o plenário da Câmara, que em votação secreta pode cassar ou absolver os deputados.

‘Tenho a convicção plena de que, do ponto de vista institucional, não há hipótese de a Câmara cumprir eventual determinação do STF de perda imediata do mandato sem que o plenário se pronuncie, assegurada ampla defesa aos acusados’, afirmou Vianna. Henrique Alves, que pode seguir ou não essa orientação, disse que só se pronunciará após a decisão do STF. (Folha de S.Paulo – Ranier Bragon de Márcio Falcão)

 

Lula e Dilma entram em campo para acalmar Kassab

 Em uma operação planejada para conter os danos políticos da investigação que atingiu Gilberto Kassab (foto abaixo), o Palácio do Planalto e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviaram nesta segunda, 11, emissários para acalmar o ex-prefeito de São Paulo. Depois da troca de acusações entre Kassab e o prefeito Fernando Haddad, a ordem no governo e na cúpula petista é agir para ‘administrar’ a crise e manter o silêncio sobre as acusações que envolvem o potencial aliado do PSD no escândalo da máfia dos fiscais.

‘Não, não, isso não’, esquivou-se ontem a presidente Dilma Rousseff, em Lima, no Peru, quando foi questionada sobre o impacto eleitoral da briga entre Haddad e Kassab. ‘Estou aqui fazendo uma visita de Estado e vocês ficam perguntando de eleição?’ Em conversa reservada com Haddad, porém, Dilma disse a ele que não abrisse mão de combater a corrupção na Prefeitura. ‘Faça o que tem de ser feito’, aconselhou ela ao petista, na quinta-feira, na Base Aérea de São Paulo.  (De O Estado de S.Paulo)

Clique aí: Dilma e Lula agem para acalmar Kassab e leia na íntegra

 

Juiz anula passaporte diplomático de filho de Lula

 A Justiça Federal de Brasília cancelou definitivamente o passaporte diplomático de Luís Cláudio Lula da Silva, filho caçula do ex-presidente Lula. Em julho de 2012, o documento — com validade até dezembro de 2014 — já havia sido suspenso por liminar. A decisão definitiva, tomada no início de outubro, é do Juiz da 14ª Vara Federal de Brasília, Jamil Rosa de Jesus Oliveira. Ele já havia afirmado que o benefício deveria ser cancelado ‘por falta do mínimo de moralidade’.

O passaporte diplomático garante benefícios como acesso a fila de entrada separada e tratamento menos rígido nos países com os quais o Brasil tem relação diplomática.

OUTRO LADO

Procurado pela Folha, o advogado de Luís Cláudio, Cristiano Zanin Martins, disse que irá recorrer da decisão e que seu cliente não irá devolver o passaporte. Segundo Martins, em julho de 2012, após a decisão liminar do juiz federal Jamil Rosa de Jesus Oliveira suspendendo o passaporte, ele apresentou um recurso ao TRF-1, que lhe assegurou o direito de manter o documento para utilizá-lo unicamente como ‘meio de exibição do visto’ que Luís Cláudio tem para os Estados Unidos. (Folha de S.Paulo – Matheus Leitão e Severino Motta)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *