Provas equilibradas marcaram 8ª etapa do Light. Disputa pelos títulos se acirra

Flávio Quick

 

Neste sábado, cinco de outubro, o Kartódromo Aldeia da Serra, em Barueri, na região metropolitana de São Paulo, recebeu pilotos e equipes de várias partes do país para as disputas da oitava rodada da Copa São Paulo Light. A competição, disputada em sistema de rodada dupla, valeu pontos pela oitava etapa da competição anual, representada pela terceira prova do segundo turno.

Como tradicionalmente acontece, as atividades foram separadas em dois grupos de modo que na parte da manhã andaram as classes Mirim, Cadete, Júnior Menor, Júnior e Sprinter. À tarde, completaram o cronograma, as categorias Sênior, Super Master e Graduado.

Na Mirim, abrindo a programação, o sábado foi dominado por um único piloto. Rafael Câmara, do Recife, mostrou que está completamente recuperado de uma lesão nas costelas e andou muito forte. Ele registrou a pole-position e, na primeira bateria, liderou de ponta a ponta recebendo a bandeirada na primeira posição. Na segunda corrida, como um “replay” da primeira, ele fez boa largada e seguiu na ponta enquanto que Pedro Braga e Pietro Sakzenian se enroscaram. Braga, contudo, conseguiu se desvencilhar e partiu na busca pelo líder, que já abrira dois segundos. Com um ritmo forte e impondo seguidas voltas mais rápidas, ele conseguiu recuperar toda a diferença e, a duas voltas para o final, assumir a liderança. Câmara, porém, em frente ao box de sua equipe, conseguiu recuperar a liderança na abertura da última volta e, então, seguiu na frente até a bandeirada. Braga chegou em segundo e Sakzenian em terceiro, mesmo resultado da primeira prova.

A Cadete teve as corridas mais emocionantes da parte da manhã. Marcelo Daineze cravou a pole-position, mas desde a largada não teve vida fácil. Rapidamente ele caiu várias posições, mas permaneceu no pelotão que se formou. De forma fantástica, todos os pilotos se mantiveram em um único grupo durante toda a prova. Várias trocas de posições deixaram a todos no kartódromo de pé para acompanhar a prova. Com cinco líderes diferentes durante a prova, o vencedor foi efetivamente definido apenas na bandeirada final, apresentada em primeiro lugar para Felipe Baptista. Gabriel Crepaldi chegou em segundo e Leonardo Rufino em terceiro. A segunda bateria, por sua vez, parecia uma repetição da primeira. Apesar da pouca idade os pilotos mostraram que estão maduros o suficiente para fazer corridas sem toques e, com belas ultrapassagens, proporcionaram mais um bonito espetáculo. Ao final, porém, vitória do piloto que melhor se posicionou mais uma vez nos momentos decisivos. Felipe Baptista voltou a vencer, desta vez com Leonardo Rufino em segundo e Luiz Vinícius Rosate em terceiro.

Seguindo as competições da manhã, a categoria Júnior Menor tomou o traçado. Marcel Della Coletta fez a pole-position, mas um pneu furado o tirou completamente da disputa desta primeira bateria. Melhor para João Vitor Rosate que, em corrida muito tranquila, assumiu a liderança e manteve-se com confortável vantagem até a bandeirada final. Yanni Fontana chegou na segunda posição e Juan Andreu Neto em terceiro. Na segunda bateria, partindo da primeira posição, Rosate aproveitou-se do bom acerto de seu chassi e não deu a menor chance aos adversários. Em uma corrida sem ameaças o piloto de Goiânia abriu quase quatro segundos de vantagem na primeira posição e comemorou bastante a vitória. Yanni foi novamente o segundo e Gianluca Petecof foi o terceiro.

A Júnior levou à pista alguns dos principais pilotos da categoria no país. Dentre campeões de várias competições, quem realmente se destacou foi o brasiliense Pedro Cardoso. Em um dia de atuação sem concorrentes o piloto marcou a pole-position e, com confortável vantagem, venceu as duas corridas. Paulo Victor Lima, também muito rápido, foi penalizado por um problema na tomada de tempos. Ele registrou a volta mais rápida nas duas corridas e, como resultado, chegou em segundo na primeira prova e terceiro na segunda. Zaiya Fontana foi o terceiro colocado na primeira enquanto que Rafael Martins foi o segundo colocado na segunda bateria.

Encerrando as atividades da manhã 12 pilotos da categoria Sprinter fizeram suas corridas. Após partir da pole-position, Erick Lutum teve problemas e perdeu várias posições caindo para o meio do pelotão. Com disputas acirradas Erick se aproveitou das disputas dos concorrentes para escalar o pelotão e, na segunda metade da prova, já assumia a liderança. Com pouco mais de meio segundo de vantagem ele venceu a prova, seguido por Antônio Matiazi e Bruno Baptista. Na segunda bateria mais uma vez a corrida foi muito disputada. Três pilotos lideraram a corrida. A disputa pelo primeiro lugar foi muito intensa até a última volta, quando Lutum e Bruno Batista se enroscaram, deixando a vitória nas mãos de Luiz Matheus. Matiazi novamente foi o segundo colocado e Lucas Villela o terceiro.

Passado o intervalo, as categorias do período da tarde deram início às atividades com a Sênior. Alain Sisdeli, com o tempo de 37s596, registrou a pole-position. Na corrida, porém, ele liderava a bateria quando, na sexta volta, o motor de seu kart quebrou, obrigando-o a abandonar. Com isso, melhor para Carlos Pereira, que assumiu a primeira posição e na liderança seguiu até a bandeirada final. Marcel Meneghel chegou em segundo e Eduardo Dieter em terceiro. Em uma tarde realmente inspirada, Pereira largou bem na segunda prova e abriu vantagem. Sisdeli, em corrida de recuperação, fez várias ultrapassagens e na metade da prova já era o segundo. Volta a volta ele tirou a vantagem para o líder até que abriu a última volta colado no líder. Ele esperou a última curva para tentar a ultrapassagem, mas acabou rodando e, com isso, Pereira venceu novamente. Dieter chegou em segundo e Meneghel em terceiro.

O maior grid do sábado reuniu os pilotos da Sênior “B” e Super Sênior. A pole foi de Christiano Matheis, que não lhe rendeu grande vantagem. Na primeira prova Maique Papareli, vindo do quarto lugar, conseguiu uma prova de recuperação e, aproveitando-se de briga entra Marcos Peli e Fernando Croce, conseguiu se aproximar do primeiro pelotão, superar seus concorrentes, e vencer a prova pela ínfima diferença de 73 milésimos. Peli chegou em segundo e Croce em terceiro. Pela categoria “B” o vencedor foi Rodrigo Vieira, seguido por Vinícius Escarlate e Eduardo Conceição. Na segunda bateria, porém, a história foi diferente. Maique acabou saindo da pista ainda na segunda curva. Com isso seus concorrentes passaram a lutar pela liderança. Croce, André Matinha e Antônio Ramos brigavam pelo segundo posto enquanto que Peli abria na liderança. A briga pelo segundo lugar seguiu até a bandeirada que, com quase dois segundos de vantagem, foi apresentada para Peli na primeira posição. Antônio Ramos chegou em segundo e Doglas Pierosan em terceiro. Na “B” Vieira venceu novamente com Escarlate em segundo e Conceição em terceiro.

Encerrando o sábado de competições a Graduado tomou o traçado. Experientes pilotos e muita velocidade levantaram o público no momento em que pela primeira vez no dia o sol apareceu. A pole foi do carioca Olin Galli, com 36s689. Na primeira bateria, aproveitando-se desta vantagem, ele conseguiu abrir um pouco enquanto os concorrentes brigavam pelo segundo posto. Bruno Bertoncello, Matehus Leist, André Nicastro e André Castro travavam uma verdadeira batalha pelo posto. A cinco voltas para o final, porém, Bertoncello e Nicastro se enroscaram deixando assim que Leist assumisse definitivamente o segundo posto. Galli venceu com Leist em segundo e Nicastro em terceiro. Na segunda bateria foi a vez de Leist vencer após uma bela disputa com André Nicastro. O piloto gaúcho esperou o melhor momento e com tranquilidade passou o multicampeão, que, sem ação, seguiu no segundo lugar até a bandeirada. Vinícius Papareli chegou em terceiro após acirrada disputa com João Vieira pela posição.

A Copa São Paulo Light retoma seu calendário em novembro. A nona e penúltima etapa do ano será disputada neste mesmo Kartódromo Aldeia da Serra, no feriado de finados, dia dois.

 

Fonte: Quick Comunicação e Marketing

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *