IX BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DE PERNAMBUCO

Entre os dias 04 e 13 de outubro de 2013 será realizado mais um capítulo da Bienal Internacional do Livro de Pernambuco. Com o tema “Literatura, Futebol e Identidades Nacionais”, a Bienal chega a sua 9ª edição e o pavilhão de exposições do Centro de Convenções de Pernambuco volta a ser palco das discussões e debates que fomentam a feira literária referência de Pernambuco.

A Bienal do Livro de Pernambuco chega à sua nona edição com grandes novidades. A programação foi feita com muito esmero por parte da organização. “Existe uma preocupação tanto com a difusão da literatura contemporânea como com atividades que envolvam a formação e qualificação dos leitores e a discussão em torno dos diversos elos da cadeia do livro”, explica o coordenador de conteúdo da Bienal, Wellington de Melo.

Este ano toda a programação do Circulo das Ideias acontece no Auditório Ribeira. “Isso soluciona definitivamente a questão do barulho natural em eventos desse tipo, que tende a interferir na programação. Em respeito ao público, deslocamos a programação para este espaço, cujo acesso se dará por dentro do pavilhão”, avisa Wellington.

 

A expectativa pelo lançamento da programação está bastante intensa, e isso se vê claramente pelos pedidos do público através do Facebook, do Twitter, de e-mails, etc. Já se encontra no ar a programação completa da Bienal deste ano. São vários espaços de conteúdo, e diversas programações, entre debates, cursos, palestras, mesas de bate-papo, lançamentos de livros, intervenções artísticas e atrações infantis.

Entre os dias 23 de setembro e 02 de outubro de 2011, será realizado mais um capítulo da Bienal Internacional do Livro de Pernambuco. Com o tema “Literatura e Cidadania”, a Bienal chega a sua 8ª edição e o pavilhão de exposições do Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda (PE), volta a ser palco das discussões e debates que fomentam a feira literária.
Nesta oitava edição do evento, livreiros, editores e distribuidores de todo o Brasil estarão reunidos mais uma vez, consolidando o Estado como um dos mais importantes pólos literários do país. O evento, que já faz parte do calendário cultural pernambucano, contempla leitores de todas as idades e escritores de todos os estilos. Um grande acontecimento que estimula o hábito da leitura em todas as camadas sociais, democratizando a informação inteligente.
O poeta recifense Mauro Mota e o escritor cearense Ronaldo Correia de Brito serão os grandes homenageados desta 8ª edição.
Escolas devem agendar visitas com Marluce Laurentino no telefone (81) 3231-5196.
Entre números e letras
Promovida pela Cia de Eventos, a Bienal Internacional do Livro de Pernambuco é uma grande oportunidade comercial. É o terceiro maior evento literário do Brasil, atrás apenas das bienais do Rio de Janeiro e de São Paulo. A cada ano, mais personalidades da literatura internacional marcam presença, mais investimentos e receitas são geradas e mais pessoas comparecem, batendo recordes sucessivos de público. Mesmo sendo um evento com foco nas Letras, os números são expressivos.
O grande objetivo da Bienal Internacional do Livro de Pernambuco é fazer uma grande celebração em torno de um produto nobre como é o livro, que sempre agrega valor e estimula a capacidade criativa das pessoas. Por isso, existe uma preocupação da organização em sempre abrir espaço para editoras ainda de pouca visibilidade, possibilitando uma maior diversidade na oferta de títulos. A idéia é apresentar livros que não são achados na maioria das livrarias. E sempre com o cuidado de viabilizar estas ofertas com preços acessíveis.
Para as editoras interessadas em participar da VII Bienal, a planta já está definida (baixe a planta clicando aqui), e os stands podem ser procurados na Cia de Eventos, por meio do telefone (81) 3231 5196.
O evento conta com apoio da Câmara Brasileira do Livro, Governo do Estado de Pernambuco e Prefeitura do Recife.
Uma estrutura antes só vista em livros
Para estimular o hábito da leitura, a VIII Bienal Internacional do Livro de Pernambuco desenvolveu iniciativas como palestras, oficinas literárias, bate-papos literários, apresentações infantis e muitas outras. E tudo isso aconteceu numa grande estrutura, com quatro espaços exclusivos. O Auditório Carlos Pena Filho, o Café Cultural, o Espaço Pedagógico e o Palco de Idéias. Todos excelentes lugares para sua marca se aproximar do consumidor.
Agindo conjuntamente com a Secretaria de  Educação do Estado de Pernambuco, a Bienal  Internacional do Livro desenvolveu também um projeto pioneiro de investimento na Educação e desenvolvimento do hábito da leitura. Através da distribuição de bônus para os professores da rede estadual, deu um passo significativo na aquisição, pelo docente, de material didático, promovendo a renovação da biblioteca do docente pernambucano.
O caso da Bienal Internacional do Livro e do Governo do Estado é pioneiro no Brasil e de maior sucesso, tido como um passo significativo nas políticas de investimento educacional, sendo um exemplo para outras ações em todo o país.
Faça parte do maior evento literário do Nordeste
No meio de tantos livros, de tantos autores consagrados, sua empresa é que pode ser a grande best-seller do evento. Essa é a grande oportunidade para sua marca estar no maior evento literário da Região: um evento em que na sua última edição foi visitado por 610 mil pessoas, entre formadores de opinião, estudantes, entusiastas da literatura, jovens e adultos de todas as camadas sociais.
Entre em contato com nossa equipe de produção e saiba como garantir seu espaço na VIII Bienal Internacional do Livro de Pernambuco.
Veja como na página de Contato.
Para informações à imprensa, visite nossa Sala de Imprensa.

Nesta  edição do evento, livreiros, editores e distribuidores de todo o Brasil estarão reunidos mais uma vez, consolidando o Estado como um dos mais importantes pólos literários do país. O evento, que já faz parte do calendário cultural pernambucano, contempla leitores de todas as idades e escritores de todos os estilos. Um grande acontecimento que estimula o hábito da leitura em todas as camadas sociais, democratizando a informação inteligente.

Os escritos Gilvan Lemos, Antônio Maria e Cancão serão os grandes homenageados desta 9ª edição, ao lado de Tarcísio Pereira, José Xavier Cortez e Eurico de Barros e Silva.

Uma estrutura antes só vista em livros

Para estimular o hábito da leitura, a 9º Bienal Internacional do Livro de Pernambuco terá uma extensa programação de palestras, oficinas literárias, bate-papos, apresentações infantis e muitas outras atividades. E tudo isso numa grande estrutura, com espaços exclusivos.

Esses espaços são pensados estrategicamente para tipos diferentes de públicos:

Auditórios Beberibe, Brum e Ribeira

Pela primeira vez utilizados na Bienal, os auditórios Beberibe, Brum e Ribeira receberão uma intensa programação acadêmica desenvolvida por diversas instituições como UNICAP, UFPE, APL, UBE, Clube do Livro Espírita e Colégio Damas. No auditório Ribeira o SESC reeditará o CineSESC, que exibirá filmes sobre a temática de literatura e cidadania em todos os dias do evento.

Círculo das Letras

Aqui as crianças poderão conhecer o mundo dos livros. Serão realizadas apresentações culturais, recitais poéticos e narrações de histórias para crianças de todas as faixas etárias.

Café Contexto da UPE

Espaço intimista e informal, sob coordenação da Universidade de Pernambuco (UPE), onde escritores, jornalistas e professores farão leituras abertas, participarão de debates, minicursos e estabelecerão um contato mais próximo com o público.

Círculo das Ideias

O coração dos debates da Bienal. Por aqui passarão os principais autores convidados do evento, além de contar com uma programação variada de oficinas, seminários e mesas de debates.

Para entrar em contato com nossa equipe de comunicação, vá até a página de Contato.

Para saber de todas as novidades da Bienal, acompanhe o Blog do Bienaldo.

 

Confira toda a programação que a Bienal preparou pra você!

 

No dia 03 de outubro acontece a primeira programação da Bienal do Livro, a Pré-Balada Literária. Marcelino Freire receberá os convidados Gero Camilo, Nelson Maca, Allan Jones, Ícaro Tenório, Helder Santos e Vertin Moura. O evento tem entrada gratuita e acontece no Teatro Arraial, às 19h (leia mais aqui).

PROGRAMAÇÃO

 

IDEIASCONTEXTObienalzinha progPLATAFORMADamas e TCEPECONGRESSO BRASILEIROBIBLIOTECASALÉM DAS LETRASHOSPITAISEd UFPEA IX Bienal do Livro de Pernambuco acontece entre os dias 04 e 13 de outubro.

 

 

BIENAL DO LIVRO DE PERNAMBUCO NAS REDES SOCIAIS
FACEBOOK     |     TWITTER     |     YOUTUBE     |     FLICKR

 

Logomarcas rodapé Bienal 2013

 

REALIZAÇÃO

assinatura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *