De olho em 2016, irmão de Campos faz vídeo com ’mensagem a olindenses’

Na Folha press

Com o título ‘Antônio Campos – Coragem, Fé e Esperança’, o vídeo de quase oito minutos traz um depoimento de Eduardo Campos com elogios ao irmão e uma ‘mensagem aos olindenses’, em que Antônio afirma que a cidade ‘precisa ter dias melhores’.

‘Olinda precisa ter dias melhores, ter uma gestão que cuide da cidade, um olhar para a cidade, mas um olhar que inclua os cidadãos de Olinda, fazendo com que eles possam viver melhor. Levar mais emprego, mais saúde, turismo, economia criativa, cuidar da infraestrutura da cidade. Que Olinda volte a sonhar com dias melhores’, diz Antônio no filme.

Segundo a assessoria de imprensa do escritor, a gravação foi uma homenagem feita por ocasião do seu aniversário de 47 anos, completados no dia 25 de junho, para ser exibida em sua festa no último domingo.

O produtor do vídeo, Ivan Júnior, que assina direção e roteiro, disse à Folha que a ideia partiu de amigos em comum entre ele Antônio Campos. ‘O que foi mais complicado foi convencê-lo a gravar, porque ele é muito recatado, mas pegamos um dia bom lá e ficou legal’, disse.

O vídeo traz narração em primeira pessoa feita pelo escritor e faz referências aos ex-governadores Miguel Arraes, seu avô, e Eduardo Campos, seu irmão. ‘Com minha mãe, Ana Arraes, e meu avô, Miguel Arraes, aprendi a resistir e a lutar pelos mais pobres’, diz Antônio na gravação.

Conta ainda que Antônio nasceu ‘nos anos de chumbo da ditadura militar’ e fala sobre a atuação política da família na resistência ao regime. Traz ainda trechos sobre a relação de Antônio com Eduardo Campos, sua carreira literária e a atuação na cidade de Olinda.

O nome de Antônio Campos se tornou conhecido pelo país após a morte de seu irmão em acidente aéreo em agosto de 2014, em plena campanha presidencial. A tragédia gerou comoção entre o eleitorado pernambucano, e o então candidato a governador apoiado por Eduardo, Paulo Câmara, que era desconhecido da maior parte do eleitorado, se tornou o governador com maior votação no ano passado, obtendo 68% no primeiro turno.

PROPAGANDA ANTECIPADA

Desde o início do ano, Antônio Campos vem demonstrando publicamente interesse por disputar em 2016 a Prefeitura de Olinda, para onde transferiu seu título eleitoral e onde se tornou vice-presidente municipal do PSB.

A mais de um ano das eleições, o escritor já teve que dar explicações à Justiça Eleitoral por suspeita de propaganda eleitoral antecipada.

Em abril, ele foi condenado a pagar multa de R$ 25 mil por ter enviado mensagens sonoras por telefone a eleitores de Olinda no período da Páscoa. Ele recorreu e foi absolvido pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral).

Na gravação, ele se apresentava como irmão de Eduardo Campos, neto de Miguel Arraes e dizia ter ‘disposição para trabalhar por uma Olinda melhor’. ‘Vamos juntos construir um caminho de esperança e crescimento. Não vamos desistir de Olinda’, dizia trecho da mensagem, parafraseando o bordão criado por Eduardo Campos na véspera de sua morte.

Segundo a assessoria de imprensa do escritor, o vídeo divulgado nesta semana não pode ser considerado propaganda eleitoral antecipada, pois nele Antônio ‘não se apresenta como candidato’.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *