Exposição no Recife resgata material de 400 anos pertencente a religiosos

‘História, Arte e Vida Franciscana’ fica em cartaz até o dia 19 de junho.
Mostra resgatou imagens, filmes e cartas no Brasil e na Alemanha.

Projeto resgata documentos há nove meses (Foto: Divulgação)Projeto resgata documentos há nove meses (Foto: Divulgação)

Após nove meses de um projeto que preservou materiais de 400 anos de existência pertencentes a religiosos, o Recife recebe a exposição “História, Arte e Vida Franciscana”. São fotos, cartas papais, livros, fitas cassetes e até discos de vinis pertencentes ao projeto Resgate Documental da Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil, que identificou, organizou, higienizou e catalogou todo o material. A mostra ficará em cartaz no Arquivo Provincial Franciscano do Recife, localizado na Avenida Dantas Barreto, no bairro de Santo Antônio, centro do Recife.

Religiosos guardavam Imagens históricas da sociedade brasileira  (Foto: Divulgação)Religiosos guardavam Imagens históricas da
sociedade brasileira (Foto: Divulgação)

Os materiais resgatados têm origem em estados como Ceará, Bahia, Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Rio Grande do Norte e Pará, e também até na Alemanha. A ideia do projeto veio do Frei Roberto Soares, que se deparou com raridades históricas em diversas viagens realizadas por conventos nos estados do Nordeste.

Agora, com a abertura da exposição, estudiosos, pesquisadores e curiosos podem reviver um pouco da história do Brasil e do próprio catolicismo. No local, os visitantes irão encontrar um acervo de unidades documentais, como pergaminhos, partituras, livros e peças raras. Esse material, apesar de pertencer à igreja, retrata comportamentos sociais e características das cidades de antigamente. Além disso, existem fotografias, álbuns, negativos flexíveis, negativos em vidro, monóculos, cartões postais, santinhos, moedas e cédulas.

A exposição fica em cartaz até o dia 19 de junho, com visitação das 9h às 17h.

Serviço
Exposição “História, Arte e Vida Franciscana”
Arquivo Provincial Franciscano do Recife
(Avenida Dantas Barreto, nº 191 – 4º andar / Edifício Santo Antônio)
Visitação: das 9h às 17h, até o dia 19 de junho

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *