Enquanto a temperatura da Terra aumenta, a cobertura da mídia sobre mudanças climáticas cai

   por Jessica Weiss

image:

Cientistas advertem sobre o que o secretário-geral da ONU, Ban Ki Moon, chama de “o maior desafio que a humanidade enfrenta.”

Mas lendo os principais jornais dos Estados Unidos –o país que mais contribui para o aquecimento global– você pode pensar que a mudança climática não é tão interessante como costumava ser.

Professor da Universidade de Colorado, Max Boykoff rastreia a cobertura climática nos maiores jornais americanos desde 2000. Sua pesquisa mostra que a cobertura caiu em todas as categorias em 2013.

New York Times teve a queda mais acentuada. O número de matérias em que as palavras “aquecimento global ” ou “mudança climática” apareceram caiu mais de 40 por cento em comparação ao ano anterior.

E os noticiários da televisão não estão compensando por essa falha. Robert Brulle, professor de sociologia da Universidade Drexel, constatou que a cobertura da TV americana sobre mudanças climáticas nos principais programas de notícias noturnos foi quase exatamente o mesmo em 2013 que em 2012.

A cobertura em todo o mundo é impulsionada pela política em vez da ciência, constatou uma equipe de pesquisadores das universidades de Hamburgo e Zurique. A pesquisa abordou a questão da cobertura sobre mudança climática através de análises da quantidade de notícias dedicado às mudanças climáticas em relação a outros temas abordados pelos meios de comunicação em massa. Eles examinaram jornais de 27 países e todos os continentes, incluindo países industrializados, economias emergentes e países em desenvolvimento.

“No geral, os resultados sugerem que a cobertura da mídia sobre a mudança climática é impulsionada pela política e não por fatores de tempo e clima, ou pela produção de conhecimento sobre ciência climática”, afirma o European Journalism Observatory.

A mudança climática ficou no topo da lista de “tópicos negligenciados” enviados por leitores ao colunistaNicholas Kristof do New York Times, quando ele perguntou quais as questões que a imprensa deve cobrir de forma mais intensa em 2014.

Cerca de 1.300 leitores recomendaram uma ampla gama de questões, e “muitos argumentaram especialmente bem sobre as mudanças climáticas”, segundo Kristof. “Precisamos nos concentrar mais sobre as mudanças climáticas e talvez isso pode ajudar a tirar o nosso sistema político da paralisia em tomar medidas de proteção para reduzir a ameaça ao único planeta que temos.”

Qual é o estado da cobertura sobre mudanças climáticas em seu país? Você acha que a mídia está cobrindo a mudança climática o suficiente, muito ou pouco?

*ex-editora-chefe da IJNet, é uma jornalista americana com base em Buenos Aires.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *